Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Navalha na Carne: Polícia Civil prende delegado, advogado, escrivã e carcereiro. Os acusados não foram apresentados à imprensa



A Polícia Civil do Maranhão recebeu a imprensa nesta sexta-feira (30), por volta das 17:00h, na Delegacia Geral,  na Secretaria de Segurança Pública (SSP); onde na oportunidade realizou esclarecimentos acerca da prisão do delegado de polícia civil, uma escrivã de polícia, um advogado e ainda um carcereiro. Eles foram presos preventivamente no município de Açailândia, pelo crime de corrupção ativa.


As prisões foram oriundas de investigações realizadas pela Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR) incidiram contra o delegado Thiago Gardon Fillipini, a escrivã Silvya Alves, investigador Glauber Santos da Costa e ainda o carcereiro Mauri Célio da Costa e ainda o advogado Eric Nascimento Carosi. As prisões foram resultados de investigações advindo do ano de 2016. As ações foram em comum acordo com o Ministério Público, onde fora constatado o crime de corrupção ativa.

Grupo cobrava propina das vítimas

As informações repassadas acerca do crime no envolvimento do grupo, que trabalhava em Açailândia, ocorreriam quando suspeitos eram conduzidas até a delegacia, pelo investigador Glauber da Costa, e o carcereiro Mauri Celio Silva. Ao ser apresentado ao delegado Thiago Filippini, este após se inteirar dos fatos, orientava acerca da ação criminosa, onde em certos casos, autorização a cobrança de propina contra as vítimas. A escrivã era quem intermediava com o advogado Eric Carosi, que negociava o acordo com o delegado. Com as ações criminosas da quadrilha, sendo realizada de forma bem sucedida, no tocante ao crime de propina, os valores eram divididos entre o grupo.

Acusados não foram apresentados à imprensa

O Delegado, a escrivã, o advogado e o carcereiro não foram apresentados à imprensa que se dirigiu até a SSP; o que deixou os profissionais de comunicação insatisfeitos. Há inclusive rumores, que uma associação ligada aos policiais e ao advogado realizou resistência no sentido que os acusados fossem identificados e tivessem suas imagens divulgadas de forma ampla.
Durante uma coletiva realizada hoje pela manhã (30), na SSP, onde fora apreendido 05 kg de cocaína e 40 kg de maconha prensada, avaliados em cerca de 200 mil reais;

O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela destacou a respeitos dos policiais presos, que “Localizar os traidores e prender os bandidos inseridos na polícia, é prioridade neste governo. Uma gestão que não prende os corruptos é uma gestão falsa. È preciso que se prenda os marginais escondidos de policiais. A instituição da Polícia Civil não dá guarida para os criminosos nesta gestão”, ratificou o secretário de segurança pública Jefferson Portela.

Fotos: Divulgação

Secretário de Segurança Jefferson Portela participa da inauguração do novo prédio da CPRV



O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela participou da Inauguração do novo prédio da Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRv-Ind). O evento aconteceu no Bairro do Tirirical e contou com 160 novos policiais. A CPRV destaca-se pela responsabilidade de garantir a segurança no trânsito e combater a criminalidade nas rodovias e avenidas do estado do maranhão.




O Evento contou com a presença do Governador Flávio Dino e da Diretora do Detran Larissa Abdala e ainda do Comandante da CPRV, o Major Wallace. A CPRV inicia em novo prédio, nas proximidades da Rotatória do Tirirical, contando com 160 novos policiais militares. O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela informou, que “Precisamos investir cada vez mais no trânsito, para proteger a vida dos cidadãos e termos resultados significativos. A CPRV conta com 160 novos policiais com o intuito de poder garantir um trânsito mais seguro. Estaremos ainda inaugurando em curto prazo, 08 postos da CPRV no interior, sinalizou o secretário de Segurança.

Já o Comandante da Polícia Militar, o Cel. José Frederico Pereira, destacou, que “É preciso que cumpramos as normas para que o trânsito possa fluir de forma natural. É preciso uma reeducação no para que se possa trazer mais humildade no trânsito. O Detran está sendo um grande parceiro; controlar o trânsito é controlar a vida. É preciso chegarmos a um patamar aceitável.

Presente no evento, a Diretora do DETRAN Larissa Abdala explicou, que “A CPRV tem a missão de coordenar os trabalhos de fiscalização contra a criminalidade no trânsito. A parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança e o Detran, para que o cidadão possa ser o maior beneficiário, quanto a segurança no trânsito.”, ponderou a diretora.

Encerrando a solenidade, o Governador Flávio Dino lembrou, “Este governo têm um patrimônio, o qual não abdicamos, pois é de muito trabalho, muitas inaugurações e serviços prestados ao cidadão. Dentre eles, a inauguração da CPRV. Controlar o trânsito é controlar a criminalidade no trânsito”, concluí-o.


Após as autoridades participarem da solenidade de abertura, foi realizado uma visita nas dependências do novo prédio da CPRV, estando o prédio apto p

ara o atendimento ao público.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Velhas práticas, tempo novo



Existem coisas na vida, que são ótimas, mas querendo, podemos deixar cada vez melhores! Há, entretanto, outras coisas, que as encontramos advindo de outros tempos, pensamos que são boas, mas depois, descobrirmos não serem de fato, coisas boas.

Um dos exemplos é essa falta de respeito em “Tomar, surrupiar”, o bem material de um cidadão, pela falta de pagamento do IPVA. Em outros estados, essa prática já fora abolida há muito tempo, mas por aqui, esta maneira degradante, ainda encontra-se de forma predominante. Seria mesmo, esta a única forma de cobrar um imposto? Deixar um pai e ou uma mãe de família, sem um transporte? O endividado já está apertado para se quitar com os impostos, imaginem sem o seu transporte? Como ele vai poder se estruturar, se lhe ele é colocado à frente, um problema maior, a perca do seu veículo de trabalho?!




O cidadão estava devendo o imposto por estar apertado, imagina sem o seu meio de locomoção, para assim poder trabalhar e poder saldar os seus débitos. Some ai, esse cidadão ter que alimentar duas ou três crianças. Percebes como o problema só aumenta? É preciso que as autoridades revejam esta situação. Creio que os políticos que ainda não acordaram para a realização, de pelo menos um bom projeto em seu nome, que possam cair em campo e mostrar a que vieram.

Os veículos após serem apreendidos, estão sendo encaminhados para a empresa VIP LEILÕES, e se amontoam em outros milhares de veículos, os quais também foram apreendidos. No local há cerca de cinco mil veículos, tipo passeio, e dez mil motocicletas. Demonstrar o diferencial de um governo é também deixar de usar velhas práticas, que só prejudica os menos favorecidos. Creio que deve haver uma forma diferente de cobrar um imposto, não sendo subtraindo o bem de um trabalhador! w

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Polícia Civil realiza campanha educativa em prol do DIA Mundial de Combate às Drogas





Em ações preventivas de conscientização contra o uso de entorpecentes, a Polícia Civil do Maranhão realizou por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), uma campanha educativa em diversos pontos da cidade. A Campanha se referencia ao dia 26 de junho, o Dia Mundial de Combate às Drogas, com o tema: “Todos Unidos contras as Drogas e a Favor da Vida”.


A campanha de prevenção intitulada “Todos Unidos contras as Drogas e a Favor da Vida”, aconteceu nas Proximidades do Távola Center, no Bairro da Areinha; Praça da Bíblia, nas proximidades da base do Corpo de Bombeiros; Praça Deodoro; Centro Histórico; Avenida Litorânea, próximo do parque infantil e encerou no Terminal de Integração da Beira Mar. A equipe da SENARC distribuiu cerca de 5 mil panfletos. O material inclui o contato do aplicativo do  WhatsApp  do SENARC ( 9 9163 4899 ), o qual tem sido uma ferramenta de combate ao tráfico de entorpecentes na região.

O Superintendente da SENARC, o Delegado Carlos Alessandro, o Delegado do Departamento de Narcóticos na capital, Valdenor Viegas, demais delegados e investigadores da SENARC realizaram a distribuição de panfletos educativos à transeuntes, condutores de veículos particulares e passageiros no interior de coletivos. O Superintendente da SENARC relatou durante a ação, que a campanha realizada pela Polícia Civil do Maranhão será estendida por toda esta semana, em diversas escolas da capital.


A Campanha educativa “Todos Unidos contras as Drogas e a Favor da Vida”, contou com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão.

Fotos: Nilson Figueiredo

terça-feira, 27 de junho de 2017

POLICIAIS CIVIS E MILITARES PRENDEM TRIO ENVOLVIDO COM ROUBOS. DENTRE OS PRESOS, DOIS POLICIAIS E UM VIGILANTE

Ações de combate à criminalidade por conta da Policia Civil do Maranhão resultou na prisão de três pessoas envolvidas com assaltos na região metropolitana de São Luís. Foram presos por todo o dia desta segunda-feira (26), o 3º Sargento Fernando Araujo Sobrinho e o soldado Carlos Magno dos Santos Pereira. Com eles foram presos ainda o vigilante Jose Arnaldo Coelho Soares. Após a prisão, os policiais foram encaminhados para o presidio do Comando Geral e o vigilante, para a Penitenciária de Pedrinhas.
As prisões dos acusados foram autorizadas após representações contra os acusados à Central de Inquéritos de São Luís.  A operação foi realizada por meio da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR), o Departamento de Combate a Roubos às Instituição Financeiras (DECRIF) e ainda com o apoio da Polícia Militar, onde logrou êxito contra os mesmos. As prisões se deram contra o 3º Sargento Fernando Araujo Sobrinho e o soldado Carlos Magno dos Santos Pereira e o vigilante Jose Arnaldo Coelho Soares.
Acusados são suspeitos com outros crimes 
As investigações por conta da Polícia Civil Judiciária revelou que os acusados teriam realizado um assalto um comércio na noite do dia 25 de março. Nesta ação, a Polícia Militar teria realizado incursões, onde culminou na prisão de um dos suspeitos, o vigilante Jose Arnaldo Coelho Soares. Fora descoberto ainda, que os acusados são suspeitos de outro crime de roubo, praticado no dia, 12-05-17, a um comercio localizado no Anjo da Guarda.
Nesse assalto foram subtraídas maquinas de caçaniqueis e dinheiro. A polícia descobriu que durante este assalto, eles usavam coletes, arma de fogo, um veículo, que seria o carro particular do de um dos policiais. Neste assalto, o grupo foi filmado durante a ação criminosa, o que corroborou para a identificação dos mesmos.
Os dois policiais militares encontram-se presos no Presidio Militar do Comando Geral e o preso Jose Arnaldo Coelho Soares foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.

BATALHÃO DO CHOQUE PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO LUÍS

Uma guarnição do Batalhão do Choque prendeu na manhã desta segunda-feira (26), Angélica Correa Abreu (26) e Elinaldo Trindade, vulgo “Galego” (28) pelo crime de tráfico de drogas no Bairro Vila Isabel Cafeteira, em São Luís.
A prisão do casal foi executada após denúncias anônimas que relatavam sobre um carregamento de entorpecente que seria recebido por Elinaldo e que estaria armazenado na residência de sua namorada identificada por Angélica. A equipe do Choque se deslocou até o endereço citado na denúncia para checar a veracidade da ocorrência.


Na residência, a guarnição encontrou uma mala com cerca de 5 quilos de uma substância semelhante a maconha, de imediato foi dado a voz de prisão ao casal e posteriormente encaminhados a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC).

Raposa-preso por roubo de celular


Foi conduzido por policiais civis da delegacia da Raposa, José de Jesus Cutrim dos Santos(48), pelo crime de de receptação.

O conduzido comprou um celular que teria sido furtado de uma professora de uma escola municipal da cidade de Raposa.

A autora do furto Liliane  Pereira Queiroz, usava a sua filha quer estuda na escola para atrair e tirar a atenção das professoras.

Enquanto a sua filha distraia as professoras a referida mãe realizava os furtos de celulares e objetos das professoras.

E um dos celulares furtados foi repassado para José que é proprietário de uma oficina para reparo de celulares no bairro da Cohab.

Sendo autuado em flagrante delito pelo delegado titular da delegacia de Raposa, Marcone Caldas, sendo concedido o direito a arbitração de fiança a qual foi recolhida ao deposito judicial.

José de Jesus Cutrim, foi posto em liberdade, já Liliane Pereira, foi indiciada por furto qualificado e corrupção de menor.


Sangue Novo na Policia Militar

Apresentação dos 49 cadetes do 1 ano do CFO, no auditório do Comando Geral, com as presenças do Cel. Pereira - Comandante Geral, Cel. Luongo -Sub Comandante Geral , Cel. Ozorio - Diretor de Ensino, Cel. Sá - Cmt da Academia de policia militar Gonçalves Dias , Cel. Lisboa - Diretor de Pessoal, Cel. Honorio - Cmt do CPAM III, TC. Ribamar e Borba Lima.

Além  de todo corpo de oficiais da Academia de Policia Militar Gonçalves Dias e familiares dos cadetes, foram dadas as boas vindas é pedido dedicação , empenho , compromisso , honestidade , disciplina , profissionalismo para saírem no final dos 4 anos , um oficial competente.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

SECRETARIA DE SEGURANÇA PARTICIPA DE CARAVANA DO GOVERNO EM AÇAILÂNDIA E IMPERATRIZ.

secretário de Segurança Pública, Saulo Ewerton, juntamente com o Coordenador Executivo do Programa Pacto Pela Paz e Superintendente de Polícia Civil do Interior, o Delegado Dicival Gonçalves, fizeram-se presentes nos municípios de Açailândia e Imperatriz, quando da realização da Caravana do Governo do Estado para o Desenvolvimento Empresarial que aconteceu nesta terça-feira (20) em Açailândia, e em Imperatriz, nesta quarta-feira (21). A caravana empresarial propicia à Secretaria de Segurança a aproximação e o diálogo com o segmento empresarial, oportunizando o destaque para os investimentos que foram feitos pelo Governo do Estado e o fortalecimento da Segurança Pública, fundamental para o desenvolvimento de qualquer segmento, inclusive o empresarial.
Na oportunidade, o Subsecretário Saulo e o Superintendente Dicival visitaram as instalações dos Comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, bem como as Regionais de Polícia Civil de Açailândia e Imperatriz e ainda ICRIM e IML de Imperatriz.
Aproveitando o momento, essencial é o contato do Gabinete Central de Segurança junto às bases do Sistema de Segurança, onde foram recebidos pelo Major Sérgio, Comandante da 5 Cia.IndPM Açailândia, Dr Murilo Lapenda, Delegado Regional de Açailândia, Major Isael, Comandante da 6a Cia.Ind.Bombeiros. Na cidade de Imperatriz-MA, os Comandantes do 3° e 14° Batalhão da PM, Ten.Cel. Ilmar e Major Diniz, o Comandante do 3° BBM, Tem.Cel. Wilny, Dr. Eduardo Galvão, Delegado Regional de Imperatriz e Perito Criminal Cristiano, Gestor do ICRIM.
Nas visitas, os comandantes apresentaram as instalações das Unidades, explanando sobre as atividades desenvolvidas, os projetos e operações implantados, com resultados bastante positivos, recentemente verificados na redução da criminalidade na região.
O Subsecretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Saulo Ewerton, relatou que “A Secretaria de Segurança Pública, na 4ª e 5ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, vem destacar a importância da política de investimento forte para o setor da Segurança Pública, o que incide positivamente no desenvolvimento de todo o segmento social, não sendo diferente também em relação ao crescimento empresarial.
Para tanto é necessário que esse investimento se traduza em resultados práticos, o que de fato tem ocorrido, haja vista a redução significativa de roubos e explosões de bancos; apreensões de grandes quantidades de drogas; redução dos crimes violentos letais intencionais, com destaque para Imperatriz-MA, no comparativo dos cinco primeiros meses desse ano com o ano anterior, alcançando redução de mais de 35%, com mais de 20 dias sem ocorrência dessa natureza naquela cidade, tudo fruto do investimento do Governo e o trabalho integrado das forças de segurança”.
Como serviços disponibilizados pela Segurança Pública na Caravana para o desenvolvimento empresarial, foram oferecidas atividades da unidade móvel do Instituto de Identificação, na emissão de RG, bem como atividades do Corpo de Bombeiros para vistorias técnicas, certificações, análises de projetos de prédios comerciais e empresariais, treinamentos voltados para brigadas de combate a incêndios prediais e primeiros socorros, bem como orientações em geral para regularização de documentos necessários à instalação de comércios e empresas locais.

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM CAXIAS E SÃO LUÍS

Um trabalho desenvolvido pela Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 17ª Delegacia Regional da Cidade de Caxias, conseguiu executar a prisão de Felipe Souza Chaves, de 27 anos, suspeito de cometer crimes de latrocínio e corrupção de menores, em Brasília.
A prisão foi um cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal e Tribunal do Júri de Recanto das Emas. Segundo o delegado Jair Paiva, após cometer os crimes, Felipe se mudou para Caxias para morar com sua família, ele responde por crimes que foram cometidos em 2009 na capital federal.
Já em São Luís, uma equipe da Polícia Civil lotada na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor Jhon Elthon Felix Viana, vulgo “ Jhon Diablo”, pelo crime patrimonial de roubo majorado pelo emprego de arma e concurso de pessoas.
A Prisão foi coordenada pelo delegado Fernando Guedes, informado que várias vítimas reconheceram na maioria mototaxistas, que “ Jhon Diablo” é o autor de cometer o crime de roubo, sempre com requintes de violência. O suspeito deve responder pelos crimes de roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Anselmo Oliveira