Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Policiais militares apreendem armas de fogo e branca nas rodovias estaduais

Uma guarnição composta por 20 policiais militares apreendeu hoje dezenas de armas de fogo (revolveres, garrunchas e espingardas), além de armas brancas (facão e faca) nas rodovias estaduais que ligam Coelho Neto, Afonso Cunha e Duque Bacelar.

DELEGACIA DE ROUBOS E FURTOS DE VEÍCULOS CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE HOMEM ACUSADO DE ROUBO NA CAPITAL

A Polícia Civil por intermédio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), na manhã desta terça-feira (19), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de Leonardo Magalhães Araújo, 20 anos, conhecido como “Leo”, por ser responsável por diversos roubos de veículos e motocicletas na Capital e regiões metropolitanas, onde tinha como suas principais vítimas moto taxistas.
Leonardo Araújo foi conduzido e apresentado ao Departamento da Polícia Civil para as devidas providências.

SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS (SEIC) E DELEGACIA REGIONAL DE ITAPECURU PRENDE ASSALTANTE DE BANCO.

Operação da Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – Seic e Delegacia Regional de Itapecuru, prenderam o assaltante de banco Francielton Gonçalves Dos Santos (26), em cumprimento aos mandados de prisão referente ao assalto praticado no dia 03.11.2017 ao Banco Bradesco da Cidade de Santo Amaro. Francielton é foragido do sistema penitenciário por não retornar da saída temporária do dia das mães. Possui extensa ficha criminal por roubo.
 
Após as formalidades legais o conduzido foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem de São Luís onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

“O Governo deve satisfação à população de Carolina”, diz deputado Wellington ao visitar Casa de Custódia do município


Após realização de audiência pública, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou visita à Casa de Custódia de presos localizada no município de Carolina.  A visita foi motivada após o parlamentar discutir sobre a implantação de uma unidade prisional no município.

Durante a visita, Wellington se reuniu com a equipe que administra o local, mas nenhuma informação sobre a unidade que será construída foi disponibilizada.
    
"É preocupante a falta de informação por parte da SEAP e do Governo. A população precisa saber o que de fato será construído no local e qual objetivo busca atender. Sabemos sim da necessidade de se construir unidades prisionais, mas o Governo não pode ignorar o impacto social de uma construção dessa, sobretudo, no centro da cidade. 

Isso não significa que estejamos defendendo construções isoladas, até porque contrariaria a legislação. O que queremos, a pedido da própria população, é que o Governo mensure as consequências disso para o povo de Carolina e, no mínimo, conceda as informações referentes à obra. O Governo deve satisfação à população de Carolina”, disse Wellington.

POLÍCIA MILITAR POR INTERMÉDIO DO 22º BATALHÃO, PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM RAPOSA

A Polícia Militar por intermédio do 22º Batalhão, no comando do Coronel Aritanã e Major Renato 3ª CIA.Cap. Araújo, prenderam no último sábado (16), Maycon Jordan Marques Leal, pelo crime de estupro de vulnerável.

Após a vítima ter confirmado o acontecido ao pai, foi feita denúncia, que a menor teria sido abusada por um elemento conhecido pela alcunha de “SHEU”. Então, diante dos fatos realizou-se diligências para saber onde o “SHEU” estava, com o êxito de que este encontrava-se na rua da Lama olhando um torneio de futebol. Assim, deslocou-se até o endereço, onde foi realizada a prisão do elemento que foi apresentado e autuado na DP do Maiobão.

DELEGADO MARCONI CALDAS RECEBE A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO ANTÔNIO PUCAL EM RAPOSA



Delegado da Raposa, Marconi Caldas recebeu na noite da última sexta-feira (15), a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Pucal, conforme parâmetro do Decreto Legislativo Municipal nº014/2017. A homenagem partiu do vereador Josivaldo Trajano e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares de Raposa. 

A Medalha Antônia Pucal tem finalidade consagrar em vida, personalidades que se destacam diante da sociedade raposense, e esse título o delegado Marconi Caldas recebeu com muito orgulho, onde para merecer desenvolveu um excelente trabalho, diminuindo a criminalidade local.

“Divido esse prêmio com toda a minha equipe e Polícia Civil do Estado e com o Sistema de Segurança do Estado porque é um trabalho conjunto um trabalho em equipe, sozinhos não podemos realizar nada. 

Como diz Magic Johnson “Você pode ganhar uma partida sozinho mais um campeonato somente com a equipe”. Estou muito feliz por receber essa homenagem, e saber que é fruto do meu trabalho”. Afirma, Marconi Caldas.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

COSAR PARTICIPARÁ DO PROJETO EXPOSEGMA

A equipe de Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar) da Polícia Militar, participará na manhã da sexta-feira (15), da Exposegma que acontecerá na Unidade Integrada Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda das 8h00 às 19h00.
O Cosar que tem como finalidade combater o crime organizado, enfrentar ações de quadrilhas e assaltos a agências e instituições financeiras. 
Atualmente a companhia de operações e sobrevivência em área rural conta com o efetivo de 88 policiais, e estará durante o dia todo realizando exposição no evento.
A Exposegma tem como objetivo aproximar os órgãos de Segurança e seus agentes à comunidade, é realizada desde 2004, e vem valorizando a missão do sistema de agir preventivamente contra o aumento das violações dos direitos, na tentativa de diminuir os índices de violência, principalmente no que tange o uso e o tráfico de entorpecente. 
O projeto visa também por meio de exposição, palestras preventivas e educativas promover o Combate ao uso de Entorpecentes, Violência Doméstica, Crimes de Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

POLÍCIA CIVIL PRENDE ARROMBADORES DE VEÍCULOS NO BAIRRO DE FÁTIMA

Policiais Civis da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), prenderam em flagrante Antônio Ferreira Junior,46 anos, e Ulisses Pinheiro Melo, 34 anos, suspeitos de praticarem vários furtos na cidade de São Luís, mediante arrombamento de veículos estacionados.
 
Para praticar os furtos, os indivíduos estavam utilizando o veículo GM Corsa Classic, cor cinza, placa HPH-3520, e com eles foi apreendido instrumentos utilizados para quebrar vidros e para bloquear a emissão de sinais de alarmes veiculares.
Ulisses Melo possuía em seu desfavor vários antecedentes pela prática de furtos, roubo e receptação, e Antônio Ferreira Junior pela prática de furtos.
Após análise técnico-jurídica do Delegado de Polícia, os indivíduos foram autuados como incursos nos tipos penais de furto qualificado, sendo encaminhados ao Centro de Triagem de Observação Criminológica de São Luís, onde permanecerão à disposição da Justiça.

SENARC DEFLAGRA OPERAÇÃO NOS BAIRROS BARRETO E IVAR SALDANHA E APREENDE CERCA DE 5KG DE MACONHA

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas na capital maranhense, a Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – Senarc, prendeu, na manhã desta terça-feira (12), o indivíduo Jose Urubatan Castro Salazar (48), conhecido por “BATAN”, pelo crime de tráfico de drogas.
A operação deflagrada foi decorrente de denúncia, via aplicativo WhatsApp, dando conta que o indivíduo estava distribuindo drogas nos bairros Barreto, Jordoa e Ivar Saldanha. Após o recebimento das denúncias, representou-se por um mandado de busca domiciliar na residência e no bar do suspeito, local em que foi encontrado todo o material entorpecente.
 
Com “BATAN” foram apreendidos cerca de 5kg de entorpecentes, balança de precisão, apetrechos utilizados para o tráfico e a quantia de R$ 1.206,00 (hum mil, duzentos e seis reais), em cédulas trocadas. É importante ressaltar que essa é a quarta vez que Jose Urubatan o “BATAN” como é conhecido, é preso por tráfico de drogas. Diante dos fatos foi encaminhado à sede da Senarc, onde foi autuado pela prática de crime de tráfico ilícito de drogas. Após adoção dos procedimentos legais e de praxe, o mesmo foi encaminhado ao Centro de Triagem de Pedrinhas, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
 
Por:Carla Andrade

POLÍCIA E COMUNIDADE, UMA LUTA CONTRA AS DROGAS

A Academia da Polícia Militar do Maranhão Gonçalves Dias que tem como responsabilidade preparar jovens recrutas entre 18 e 30 anos, durante o período de quatro anos, para assegurar a segurança da sociedade maranhense formou a 20º turma na última sexta-feira (09).
Um de seus ex-cadetes e atual Tenente Leandro Tavares foi destaque ao abordar durante sua monografia, sobre a atuação do crime organizado e das estratégias adotadas pelo sistema de segurança, para o combate às organizações criminosas no bairro da Cidade Olímpica.
Morador da comunidade desde seus quatorze anos, Leandro Tavares viu amigos e vizinho entrarem por um caminho muitas vezes sem volta, que o tráfico de drogas oferece. “Durante os levantamentos de dados na comunidade, eu preferi me manter neutro, onde as pessoas não sabiam que eu era um policial, para buscar um resultado imparcial e também manter minha segurança”. Relata o Tenente Tavares.
Um dos pontos citados em seu texto, ele fala sobre a influência das facções criminosas dentro da comunidade, e como essas passam a ditar e comandar o dia-a-dia dos moradores e a sociedade em geral, como nos casos que ocorreram em 2013 e 2016, onde durante esses anos aconteceram inúmeros ataques a coletivos e divulgação de arrastões por meio dos “salve”.
O que desencadeou ações contra as facções criminosas, levam em consideração um planejamento estratégico, voltado para o levantamento de informações, tratamento dos dados, rotina das operações policiais, com a finalidade de obter resultados, afim de acabar com a série de atentados que vinham ocorrendo na região.
Após planejamento das forças de segurança foram realizados por intermédio do 6° Batalhão de Polícia Militar, operações nos finais de semana e operações como a Operação Transporte Seguro que eram desenvolvidas diariamente.
Em uma parte do seu projeto, Tavares relata: “Quando questionava a comunidade a respeito das maneiras de resolver os problemas gerados pelas facções criminosas na comunidade e nas escolas, as respostas em sua maioria eram sobre realização de ações preventivas, com ações policiais por meio de palestras e visitas às escolas, com a finalidade de tratar dos problemas gerados pelo tráfico de drogas, principalmente nos pontos considerados críticos de alguns bairros, participação social, esforços conjuntos, ações sociais, controle de ações das facções, ação repressiva, responsabilidade e apoio do Estado”.
Hoje nesses pontos são realizados eventos para prevenção, como o “Pacto Pela Paz” que consiste em ações para fomentar a integração entre o poder público e a comunidade, fixando um olhar mais presente em serviços essências aos menos favorecidos. São as forças de segurança de mãos dadas em prol do cidadão de bem; Bombeiro Mirim; Proerd dentre outros que visão melhorar a vida da comunicação e afastar seus jovens do mundo das drogas.