Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

BOMBA! Ricardo Belo é o advogado que estava com o delegado Bardal

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR), identificou o suposto comparsa que acompanhava o delegado Thiago Bardal no momento em que o mesmo foi abordado e acusado de formação de milícia e contrabando. O nome do cúmplice foi apresentado em reunião da cúpula do sistema de segurança, no final da noite desta segunda-feira (26), e deverá ser divulgado à imprensa nas próximas horas.
A SSP, que já pediu à Justiça a prisão preventiva de Thiago Bardal, suspeita que o ex-chefe da Superintendência Estadual de Investigações Criminasmis (Seic) esteja protegendo o comparsa para não se complicar ainda mais no caso.
Fonte do blog adiantou que a pessoa que acompanhava o delegado quando ele foi flagrado em um sítio, na localidade Quebra Pote, na zona rural de São Luís, tem envolvimento direto nos crimes investigados, sendo, provavelmente, um dos chefes da quadrilha.
Thiago Bardal foi flagrado em situação suspeita na ultima quarta-feira (21) e foi imediatamente exonerado do cargo de superintendente da Seic. Ao ser abordado, alegou que estava fazendo uma diligência para apurar justamente os crimes nos quais foi apontado como um dos acusados.
No dia seguinte, foram presos quatro policiais militares, entre eles um major e um sargento. Todos foram acusados de formação de milícia e prática de contrabando, em associação com o delegado, outrora um dos homens fortes da segurança pública do Maranhão, agraciado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) com prêmio por seu desempenho e conduta exemplares à frente da Seic.


Fonte:Daniel Matos

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

21º BATALHÃO, DEFLAGRA OPERAÇÃO E DESARTICULA UMA DAS MAIORES QUADRILHAS DO ESTADO DO MARANHÃO

Polícia Militar Maranhão por meio do 21º Batalhão, deflagrou na noite de quarta-feira (21), por volta das 23h00, uma operação coordenada e apoiada pelo Sistema de Segurança Pública e comandada pelo CPU da Unidade, Asp. Guilhon, com as guarnições do Grupo Tático Móvel VTR’s da Ribeira, Maracanã, Quebra Pote e Esquadrão 21, resultando na prisão de Rodrigo Santana Mendes (27); José Carlos Gonçalves (58); Valbenor Costa Almeida (28); Éder Carvalho Almeida; Edmílson Silva Macedo (36); José Benedito Lisboa (67); Wendell Gleidson Viana Araújo (35); Luciano Fábio Farias Rangel; Fernando Paiva Moraes Junior; Joaquim Pereira de Carvalho Filho; Rogerio Sousa Garcia, autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, armazenamento de mercadorias contrabandeadas.

Diante das informações levantadas, as equipes deslocaram-se ao Bairro do Arraial, onde possivelmente chegaria uma mercadoria via marítima e que lá estariam caminhões prontos para fazer o transbordo da carga contrabandeada, e que estas cargas estariam sob a proteção de policiais civis e militares. Durante o deslocamento das guarnições, foram feitas abordagens ao veículo Corolla prata e verificado que no seu interior estava um delegado o qual foi indagado sob o que fazia pelas redondezas àquela hora, tendo respondido que estaria avaliando sítio para aquisição. Em razão da necessidade de continuar as buscas pela carga e possíveis receptores, deslocamo-nos para o local indicado, deixando o delegado sob os cuidados da Equipe do Choque, que estava em apoio à operação. Em comboio, as VTRs do 21° BPM chegaram ao local de destino e observou pelas frestas do portão do sítio um intenso movimento de pessoas no interior do local, que também possuía um porto particular e clandestino.
De imediato as guarnições se propuseram, com o risco iminente a qualquer retaliação, a pular o muro e fazer incursões no sítio. Com a abertura do portão, os restantes dos PMs adentraram o terreno, começando assim uma intensa correria que culminou na fuga de uma grande parte dos suspeitos presentes no local, uns a pé e outros usando embarcações; foi feito ainda a prisão de 07 pessoas com armas de fogo e munições, vários veículos com caixas de whisky e duas carretas sendo uma com caixas de cigarro e a outra vazia. 
Logo após a varredura no local, apareceu um Oficial PM com mais três pessoas que se diziam ser PMs, todos sem farda, na ocasião, o referido Oficial pediu liberação de um dos suspeitos, o que foi negado. Logo depois, ele se retirou do local e na saída do Arraial, a equipe do Choque fez a retenção do Oficial.
Após a apreensão da carga no porto clandestino no bairro Arraial, e da prisão dos militares envolvidos, o GSA da equipe do 21º Batalhão com informações sobre mais locais de armazenamento das mercadorias contrabandeadas especificamente cigarros e whisky deslocou-se até a Vila Esperança, na rua conhecida como rua das bombas e no galpão foi feita a apreensão do restante da mercadoria muitas caixas de cigarros, whisky, um veículo tipo caçamba que transportava essa mercadoria foi parte do que tinha sido descarregado no porto do sitio no bairro do Arraial.

Por fim, os veículos assim como toda a mercadoria e os acusados foram encaminhados à Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e apresentados para serem tomadas as medidas cabíveis, contudo sem lesões corporais.

DELEGADA NILMAR DA GAMA ASSUME O COMANDO DA SEIC NO MARANHÃO

A secretaria de segurança pública por meio do secretário Jefferson Portela e do Delegado Geral, Leonardo Diniz, deram posse à nova Superintendente da Seic, a delegada  Nilmar da Gama. A posse aconteceu nesta sexta-feira(23), onde contou com diversas autoridades.
 A troca de comando da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), pasta está, que estava sendo ocupada pelo delegado Tiago Bardal, exonerado do cargo de confiança, por conta de uma investigação em andamento, onde o delegado é suspeito de integrar uma equipe com ações de ilicitudes.
Na oportunidade, a nova Superintendente da Seic, a delegada Nilmar da Gama, tem contribuído com a segurança pública com serviços prestados na Polícia Civil do Maranhão, onde realizou diversas investigações com êxito na capital e nos municípios maranhenses.
A delegada Nilmar da Gama  realizou um trabalho ímpar, no tocante ao combate à criminalidade, tanto na capital, como nós municípios, onde ela exerceu seus serviços como como delegado de polícia.  A cúpula da segurança pública deseja boa sorte à nova empreitada  para a delegada e superintendente da Seic, Nilmar da Gama.
Após já integrada à Seic, a delegada Nilmar da Gama externou o seu contentamento em redes sociais pela sua indicação e agradeceu a confiança lhe depositada “É com muito orgulho que recebo a incumbência de comandar a SEIC da nossa amada Polícia Civil do Estado do Maranhão, encargo sublime que recebo, certa de que sou merecedora da confiança do Senhor Secretário de Segurança Pública deste Estado, Dr. Jefferson Portela, do Delegado Geral, na pessoa do digníssimo Leonardo Diniz, com o aval do nosso Governador Dr. Flávio Dino, cuja confiança me enche de orgulho e que só me resta agradecer e assumir o compromisso de honra-lo com galhardia, embora tenha sido tomada de surpresa quando convidada, em face dos meus 28 anos de carreira e quando já abria as portas pra ultrapassar o momento dolorido de encerrar carreira, aceitei o desafio.
Temos por objetivo manter os acertos e corrigir os eventuais erros, ou seja, fazer mais, e se possível, melhor!
Sabemos que a tarefa não é fácil!
Precisamos concluir, mas para tanto, precisamos nos aliar e unir forças na busca de um objetivo único, porque o que este objetivo quer de nós … é coragem!”⁩, considerou a delegada.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

POLÍCIA CIVIL-MA APREENDE 150 KILOS DE MACONHA

Operação da Polícia Civil por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC prendeu em flagrante delito no bairro Panaquatira, o nacional Flávio da Paz Sousa (22), integrante de uma facção criminosa, ocasião na qual foram apreendidos cerca de 150kg do entorpecente popularmente conhecido como maconha.
Investigações do Departamento de Combate ao Crime Organizado da SEIC, identificaram FLÁVIO como um dos responsáveis pela guarda de entorpecentes pertencentes à facção criminosa e, após a realização de varias diligências, os policiais conseguiram localizar o local onde este se encontrava na posse da droga, sendo um imóvel no bairro Panaquatira.
Flávio da Paz Sousa estava utilizando tornozeleira eletrônica e possuí antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Após analise técnico-jurídica do fato pelo Delegado de Polícia, FLÁVIO foi autuado em flagrante delito como incurso nos delitos de tráfico de drogas e de integrar organização criminosa, sendo encaminhado ao Centro de Triagem de Observação Criminológica de São Luís, onde permanecerá à disposição da Justiça.

PEDREIRAS: POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE LATROCÍNIO NA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM

Na tarde da última terça-feira(20), a Polícia Civil do Maranhão por intermédio do 14º Distrito Policial da cidade de Pedreiras e com apoio da Polícia Militar, conseguiram cumprir o mandado de prisão preventiva contra Francilano Ferreira de Sousa, conhecido como “Tilane”, por ser o principal suspeito de cometer um latrocínio(roubo seguido de morte) ocorrido no município de Lima Campos.
De acordo com informações repassadas pelo delegado regional de Pedreiras, Lucas Smith, o crime teria ocorrido em agosto de 2017 e chocado a comunidade em virtude da crueldade, pois “Tilane” interditou uma via vicinal nas proximidades do Povoado Salobro, quando a vítima identificada popularmente como “Seu chagas” desembarcou de sua motocicleta visando desobstruir a via, sendo atacado por golpes de madeira, especialmente na região da cabeça, que não resistiu e veio a óbito no local. O autor fugiu com a motocicleta da vítima.
As investigações avançaram com relatos de testemunhas que avistaram o suspeito com o veículo da vítima minutos após o crime. Nas últimas semanas, denúncias indicaram o possível endereço de “Tilane”, só que desta vez, na cidade de Vitorino Freire. Com apoio da Polícia Civil da respectiva cidade foi possível executar a prisão do suspeito, que vai ficar custodiado na Unidade Prisional de Pedreiras.

SENARC PRENDE TRAFICANTES INTERESTADUAIS NA REGIÃO METROPOLITANA COM COCAÍNA, CRACK E DUAS ARMAS DE FOGO

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas na região metropolitana, a Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – Senarc, prendeu, na noite da última segunda-feira (19), Marcio Aurélio Marques Silva, (42 anos), conhecido por MARCINHO e Antônio José De Sousa (36 anos), conhecido por GALEGO, pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A ação policial ocorreu em decorrência de investigação, dando conta que os conduzidos estavam armazenando e comercializando entorpecentes nas suas residências, localizadas na São Sebastião, Jota Câmara, São José de Ribamar e na rua 10, bairro São Cristóvão, São Luís.  Com o suspeito “MARCINHO”, foram apreendidos 08 (oito) tabletes de CRACK, bem como 5 (cinco) munições cal. 38, e demais apetrechos utilizados no tráfico de drogas. Em continuidade às diligências policiais, equipes da Senarc conseguiram efetuar a prisão de Antônio Jose, com o qual foram arrecadados 04 (quatro) tabletes de crack, 02 (dois) tabletes de pasta base de cocaína, 04 (quatro) pacotes de tamanhos variados e 02 (dois) recipientes contendo COCAÍNA, além de um revólver, marca rossi, calibre 38, com uma munição do mesmo calibre, uma pistola, cal. 22 e 81 munições cal. 22, bem como diversos apetrechos utilizados para preparar e embalar o material entorpecente. Ademais, foram aprendidos os seguintes veículos:
  1. a) Ranger, placa KHI 9941/PE;
  2. b) máquina agrícola tipo trator;
  3. c) corsa branco, placa NXD 2836 e
  4. d) veículo ssangyong actyon, placa nwz 5644, todos de propriedade de galego.
Ressalta-se que, GALEGO responde a vários processos criminais, tendo sido preso em 2008, pela Polícia Federal, com 300Kg de maconha, além de responder processo por tráfico de drogas no Pará e responder por pratica de crimes de receptação de veículos roubados na Comarca de São Luís/MA. Após os trabalhos policiais, todos foram encaminhados à sede da Senarc, onde foram autuados em flagrante delito pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, bem como posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Após adoção dos procedimentos legais e de praxe, os conduzidos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE COMETER VÁRIOS HOMICÍDIOS NA CIDADE OLÍMPICA

A Polícia Civil do Maranhão por intermédio do 18º Distrito Policial da Cidade Olímpica, conseguiu cumprir na tarde desta terça-feira (20) o mandado de prisão preventiva em desfavor de Ruan dos Santos Braga, vulgo “Ruanzinho” por vários crimes de homicídio cometidos naquela comunidade.
Segundo as investigações, “Ruanzinho” teria cometido no início do último mês de janeiro, uma tentativa de homicídio. O crime teria sido praticado 3 dias após o suspeito completar a maioridade. Ainda de acordo com as autoridades policiais, “Ruanzinho” já havia sido apreendido no ano passado, por ser o principal suspeito de cometer dois homicídios na região da Cidade Olímpica.
O suspeito deve ser encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas onde fica à disposição do Poder Judiciário.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE SOLENIDADE NO BATALHÃO AMBIENTAL DA POLÍCIA MILITAR

O secretário de segurança pública Jefferson Portela participou na manhã desta terça-feira (20), da solenidade de troca de comando do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA. O Coronel Alexandre Francisco dos Santos que deixou o comando do 13º BPM da corporação, substituirá a Tenente Coronel Edilene Soares da Silva que estava no comando do Batalhão Ambiental há pouco mais e um ano.
“ É importante darmos essa parada, para ouvir, ver e viver coisas como essas, para dividirmos a interpretação do que queremos fazer, não cabe as polícias fazerem nada sozinha, nós temos que viver em comunhão em relação ao trabalho que vamos empenhar, porque a pedra ficará mais leve para ser carregando quando a gente discutir e planejar o jeito de carregar a pedra junto. Não tem pedra pesada e nem carga pesada que para quem conduz em comunhão esse é o caminho de tornar as coisas mais leves e realizar um bom trabalho”. Destacou o Secretário Jefferson Portela durante seu discurso de nomeação do novo comandante do BPA.
Em sua fala de despedida a tenente coronel Edilene apontou os avanços obtidos na sua gestão como as operações desencadeadas em parceria com órgão do estado e federal, enfatizou o papel social desenvolvido participando de projetos e ações sociais.
Já o Comandante Geral da PMMA, coronel Frederico Pereira destacou o importante trabalho desempenhado pela tenente coronel Edilene durante o período que esteve no comando do batalhão e parabenizou o novo comandante do BPA coronel Alexandre, desejando sucesso neste novo desafio em sua carreira militar.
A solenidade militar aconteceu na sede do BPA no Parque Estadual do Bacanga, Vila dos Frades, Coroadinho e contou ainda com a presença do Comandante Geral da PMMA, Coronel Frederico Pereira; o Subcomandante Geral da PMMA, Coronel Luongo; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Carvalho; o comandante do CPE, Coronel Edeilson; o Delegado Armando representando o Delegado Geral da capital; o Comandante do 24º BIS, Tenente Coronel Marcus Vinícius. Prestigiaram também o evento, representantes das secretarias estaduais e municipais do meio ambiente, representantes de empresas e lideranças da área de proteção e preservação ambiental, autoridades das Forças Armadas, oficiais e praças da PMMA.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas e equipamentos operacionais

Nesta quinta-feira (1), em solenidade realizada no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, localizado no Bacanga, o Governo do Maranhão entregou diversos equipamentos operacionais e viaturas às equipes de bombeiros da região metropolitana assim como do interior do estado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão recebeu durante a cerimônia militar cinco viaturas do tipo pick-up, três Auto Bombas-Tanque, cinco ambulâncias, 12 desencarceradores hidráulicos com moto-bombas, nove equipamentos autônomos de respiração, quatro compressores de ar respirável, 08 (oito) pranchas de imobilização, 03 (três) kits de arrombamento tático e outros materiais de resgate e salvamento em altura.

O reaparelhamento visa ampliar a capacidade de trabalho das equipes de resgate, além de proporcionar mais segurança, agilidade e tecnologia à disposição dos militares, gerando ainda mais qualidade no atendimento à população maranhense. Todo o material será destinado às unidades operacionais, que reforçarão as atividades de salvamento em um momento importante, que é o período carnavalesco, onde é comum o aumento do número de acidentes de trânsito.

“Estes novos equipamentos serão acrescidos àqueles que nós já utilizamos, e aliados à capacitação técnica de nossos profissionais, farão a diferença no atendimento às ocorrências.  Todos eles já serão empregados em nossa operação carnaval, ampliando a nossa capacidade de trabalho”, declarou o coronel Célio Roberto, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

A solenidade também foi marcada pela nomeação do coronel capelão Raimundo Gomes Meireles e pela inauguração da capelania da corporação. O espaço será uma referência de orientação religiosa disponível a toda a tropa de bombeiros do Estado.

Além do secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portella, representando o governador Flávio Dino, esteve presente também, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Eduardo de Carvalho Lago Filho, que na oportunidade realizou a entrega de equipamentos operacionais que serão utilizados pela 2ª CIA de Bombeiros do 1º BBM, sediada no Porto do Itaqui.

“Tivemos aqui a posse do coronel Meireles, capelão do Corpo de Bombeiros, a entrega de equipamentos de alta tecnologia para salvamento e a entrega de viaturas que vão atuar em unidades do interior do estado, quero agradecer a EMAP pela parceria, parabenizar o CBMMA por este crescimento institucional que sobretudo se traduz em um fortalecimento para a sociedade maranhense, e por fim, agradecer ao comandante supremo constitucional das forças de segurança pública, o governador Flávio Dino, pela grandeza de visão em compreender a necessidade que tem as instituições de serem fortalecidas para prestarem um bom serviço público”, comentou o Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

Flávio Dino entrega base com helicóptero para reforçar segurança e resgates na região de Presidente Dutra

O governador Flávio Dino inaugurou nesta quarta-feira (31) em Presidente Dutra uma nova base do Centro Tático Aéreo (CTA) do Maranhão. Isso significa que a cidade e a região terão um policiamento presente e eficiente por via área. O CTA funciona com um helicóptero, que leva rapidamente os policiais para onde for necessário. A aeronave também cumpre função de atendimento médico emergencial para a população.

A base em Presidente Dutra vai atender 74 municípios. Todos eles estão num raio de 100 milhas náuticas, o que significa que a aeronave vai levar no máximo uma hora para chegar ao ponto mais distante atendido. Em muitos pontos, o helicóptero vai chegar em questão de minutos.


São, em princípio, 12 policiais por dia, em revezamento. Haverá em breve uma equipe de mais 12. “Também temos duas viaturas novas para o CTA, porque eles atuam simultaneamente em terra, além de todo o contingente da Polícia Militar e da Polícia Civil aqui na região”, afirmou o governador.
“É um instrumento poderoso da melhoria da segurança pública. Teremos maior eficiência, maior velocidade da polícia”, acrescentou Flávio Dino.

Mais helicópteros

Segundo o coronel Ismael Fonseca, comandante do Centro Tático Aéreo, antes o CTA só existia em São Luís. “A descentralização estava em estudo desde o fim da década de 90. Infelizmente, as gestões passadas não deram importância para isso”, afirmou. O município de Imperatriz também vai receber uma base do CTA ainda nesta semana.

“Não podemos ter duas qualidades de policiamento, uma para a capital e outra para o interior”, disse o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela. Ele acrescentou que, logo que assumiu, o governador Flávio Dino determinou a solução desse problema. “Houve a decisão de adquirir mais helicópteros e hoje chegamos a esse momento histórico de correção.”

O vice-governador Carlos Brandão ressaltou o papel da aeronave para a Saúde da região: “Vamos ter mais mobilidade e ação. Por exemplo, se houver um acidente, o helicóptero pousa na estrada, pega a vítima e transporta rapidamente para o Socorrão”.

Segundo Bruno Curvina, médico chefe do Serviço Aeromédico de Presidente Dutra, o helicóptero comporta um paciente juntamente com um médico e um enfermeiro. “E nós fomos capacitados para fazer o transporte de pacientes críticos”.

Estrutura

O Centro Tático Aéreo contará com um helicóptero modelo esquilo, viaturas e caminhão de abastecimento. O governador assinou também ordem de serviço para obra de adequação da base com valor de mais R$ 335 mil.
De acordo com o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, “Presidente Dutra é uma cidade polo e esse reforço terá impacto muito grande para toda a região”.

Investimentos

O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, disse que o CTA é mais um dos muitos investimentos que vêm sendo feitos pelo governador Flávio Dino na cidade. “Ele vem fazendo um trabalho excelente. Aqui já foram inaugurados poços artesianos, asfalto, CRAS, CREAs e agora o CTA, que é de fundamental importância, não só para a cidade, mas para toda a região”.
Flávio Dino também entregou no município três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e seis kits esportivos, compostos por centenas de itens para partidas de futebol, como rede, uniformes, bolas, uniformes e cartões amarelos e vermelhos.

Nova base do Centro Tático Aéreo em Imperatriz é uma “ação excelente”, diz prefeito Assis Ramos

Na sexta-feira (2), Imperatriz vai receber uma nova base do Centro Tático Aéreo (CTA), que vai reforçar o combate à violência em toda a região.

“Essa ação é excelente. Eu, como sou da área de segurança pública, sei o quanto isso é importante para a região, não apenas para Imperatriz. A presença do CTA já traz a sensação de segurança porque os criminosos percebem que o aparelho de segurança pública está bem moderno”, disse o prefeito.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Frederico Clementino Ângelo, também participou da reunião, no Palácio dos Leões. Ele contou que foram discutidos diversos temas, como um projeto de água e esgoto para o bairro da Grande Vila Nova.

“O governador prontamente atendeu o pedido da prefeitura”, afirmou Ângelo. O prefeito Assis Ramos disse que a obra vai contemplar até 30 mil pessoas.

De acordo com o prefeito, foi tratada ainda a reforma do Socorrão da cidade, com o compromisso do governador Flávio Dino de fazer as obras assim que o processo de desapropriação tiver sido finalizado.

“Graças a Deus, foi tudo muito bem [na reunião], os pequenos detalhes foram resolvidos e quem ganha é a população de Imperatriz.”

Também presente na reunião, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, afirmou que o Governo “tem conversado com as administrações municipais, e não é diferente com Imperatriz, onde temos vários investimentos já realizados, como Mais Asfalto, urbanização de praças, a Beira Rio e muito outros”.

 

“PRODUTIVIDADE DA POLÍCIA É FRUTO DOS INVESTIMENTOS”, AFIRMA SUPERINTENDE DA SEIC, TIAGO BARDAL

A SEIC é um aglomerado de instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública que trabalha coesa com os demais agentes do sistema de segurança e tem intensificado operações de impacto contra os criminosos. (Foto: Gilson Teixeira)
A Superintendência Especial de Investigação Criminal (SEIC) registrou 21,8% mais ações realizadas no comparativo entre 2017 e 2016. A instituição, que integra a Polícia Civil, investiga e emite à Justiça casos envolvendo crime organizado, roubo a banco, tráfico de drogas e crimes de internet. Com o trabalho de combate ao tráfico de drogas, agiotagem, roubo a carga, crime cibernético e operações como PAC Rio Anil, Jenga, Colombo e Oi Conecta, a SEIC a potencializou o número de prisões, apreensões e inquéritos remetidos ao Poder Judiciário.
“Essa produtividade é fruto dos investimentos que a gestão vem promovendo e alcançando todas as polícias. É um trabalho permanente e com foco nas grandes quadrilhas de assalto, nos distribuidores do tráfico e chefes do crime”, pontua o titular da SEIC, delegado Tiago Bardal.
Em 2017 também foram mais armas de fogo tiradas dos criminosos pela SEIC, com a apreensão de 89 armas diversas, o que representa 26,9% a mais que o apreendido em 2016, que totalizou 65 armamentos. O número de prisões – flagrantes, indiciamentos e mandados de prisão cumpridos – somou 1.092 em 2017. Um aumentou de 21,7% em comparação a 2016, que registrou 854 prisões. No ano passado, a SEIC cumpriu 393 mandados de busca e apreensão; e remeteu 613 inquéritos à Justiça. Em 2016, esses dados totalizaram 289 e 502, respectivamente.
A SEIC é um aglomerado de instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) que trabalha coesa com os demais agentes do sistema de segurança e tem intensificado operações de impacto contra os criminosos. Na formação de equipes, a SEIC, por meio do Grupo de Resposta Tática (GRT), promove cursos de nivelamento tático em delegacias regionais de Polícia Civil. Compõem a Superintendência: os Departamentos de Combate ao Crime Organizado (DCCO); ao Roubo de Instituições Financeiras (DCRIF); ao Roubo de Cargas (DCRC); a Crimes Tecnológicos (DCCT); de Defesa de Serviços Delegados (DDSD); Operações Táticas Especiais (DOTE); além de uma Delegacia de Plantão.
Resultado das operações
O Residencial Camboa hoje experimenta um cenário de mais tranquilidade. Em março do ano passado, a área foi alvo da operação PAC Rio Anil, que conseguiu prender lideranças do tráfico que agiam nos condomínios. “Essa operação se consolidou como uma das maiores já realizadas pela Segurança e o monitoramento é contínuo para que o residencial não volte a ser espaço de traficantes”, reforça o titular da Seic, Tiago Bardal. Na ocasião, foi realizada uma das maiores apreensões de armas de grosso calibre e vários carros de luxo.
A operação Colombo, para combater roubo a cargas, culminou com 12 presos, apreensão de 1,5 mil litros de combustível, quatro veículos – sendo dois caminhões-tanque carregados. Foi realizada em março, no município de Itapecuru. “Temos uma equipe com treinamento para este tipo de combate, o que reflete no alto grau de resolução dos casos. A cada operação contamos com grande aparato de pessoal, armamento, equipamentos e elegemos prioridades com fins a chegar às maiores quadrilhas”, ressalta o titular do DCRC, delegado Augusto Barros. O trabalho intensificado diminuiu em 40% essas ocorrências durante o ano passado.
Em maio, a polícia cumpriu 43 mandados de busca, apreensão e prisão durante a operação Jenga, de combate à agiotagem, lavagem de dinheiro e desvio de verba pública envolvendo postos de combustíveis da capital. Entres os 18 presos, o empresário Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, apontado como líder. O esquema, segundo a polícia, movimentou mais de R$ 200 milhões. A apreensão de 61 caminhões, sequestro de 11 imóveis e várias contas bancárias bloqueadas integram os resultados da operação.
Na operação Oi Conecta, realizada em Bacabal, no mês de setembro, a SEIC recuperou material da operadora avaliado em mais de R$ 1 milhão. Para combater o roubo a banco, a SEIC executa a operação Maranhão Seguro, com apoio da Polícia Militar e conta ainda com equipes da Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar-PM) – treinada especificamente para impedir estas ocorrências no interior do estado.