Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

COORDENADOR EXECUTIVO DO PACTO PELA PAZ RECEBE VISITA DOS REPRESENTANTES DO CONSELHO SUPERIOR DE POLÍCIA

No final da noite dessa quinta-feira (26/04), o Coordenador Executivo do Pacto pela Paz- Dr. Dicival Gonçalves da Silva, acompanhado do Dr. Jalingson Freire, recebera em seu Gabinete as visitas do Cel BM Célio Roberto- Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar, do Dr. Fernando Moura de Lima- Corregedor da SSP, da Procuradora do Estado do Maranhão – Dra Renata Bessa, todos representantes do Conselho Superior de Polícia. Na oportunidade, foram apresentados a ex-atleta de ginástica artística Dayanne dos Santos.
Todos os visitantes foram convidados a tomar parte na campanha desenvolvida pela SSP/Pacto pela Paz, proveniente da arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e outras necessidades básicas, para doação às vítimas de enchentes nas cidades maranhenses.

A visita de cortesia fora encerrada com o registro do dinâmico encontro.

POLÍCIA CIVIL REALIZA A ENTREGA DE 30 APARELHOS CELULARES QUE FORAM ROUBADOS EM BARRA DO CORDA

Na última quarta-feira (25), a Polícia Civil por intermédio da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenou uma campanha para entregar cerca de 30 aparelhos celulares que foram roubados e devolvidos aos legítimos donos.
De acordo com delegado Renilto Ferreira, a Polícia Civil está atuando firme no combate ao crime de roubo e furto de celulares no município. O resultado dessas ações desenvolvidas pelo núcleo especializado da delegacia regional recuperou só neste mês de abril mais de 60 aparelhos roubados, sendo todos esses produtos entregues aos verdadeiros proprietários.
O delegado ainda destacou que o foco das investigações também é de inibir o crime de receptação e que 4(quatro) pessoas foram presas suspeitas da prática desses ilícitos.
“Orientamos a não comprarem aparelhos de terceiros sem a nota fiscal, sob pena da pessoa vir a responder criminalmente por esse fato. Por fim, aqueles que se encontram em poder de aparelhos suspeitos, orientamos que procurem a delegacia para realizar uma consulta e assim demonstrar sua boa intenção as autoridades”, destacou o delegado Renilto Ferreira.

SUPERINTENDE DIZ QUE MATÉRIA POSTADA EM UM BLOG DA CAPITAL EM DESFAVOR SPTC NÃO PROCEDE

Em entrevista exclusiva a reportagem SJNOTÍCIASMA, o Perito Criminal Miguel Alves Superintende de Polícia Técnico-Científica, falou que as informações passadas ao blog Neto Ferreira dando conta que o Secretário de segurança Pública, terias nomeados servidores a cargos comissionados, para A Central de Custódia de Perícias Criminais, e que este órgão vinculado a SPTC, não tem sede própria e que os servidores nomeados ganham sem trabalhar não procede.

O Superintendente falou que  o governo do Estado participou do Edital Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNASP), de acordo com a Portaria n. 82/14, elaborando projeto para criação e instalação da Central de Custodia de Vestígios Criminais (CCVC). O projeto foi apresentado e aprovado no ano 2014.

Em função da aprovação do projeto, a Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC) propôs a estruturação organizacional da CCVC, com a criação dos respectivos cargos, o que foi feito por meio da Lei 10.238/2015.
Para o funcionamento do novo órgão, os cargos foram devidamente ocupados por peritos criminais efetivos dos quadros da SPTC, onde esses servidores nomeados continuam desenvolvendo suas atividades originárias no âmbito dos órgãos periciais e da própria SPTC, permitindo a execução da continuidade de diversos inquéritos e processos judiciais que se encontravam parados aguardando laudos.
                          Resultado de imagem para FOTOS DE PERÍCIA CRIMINAL NO MARANHÃO
Falou que no convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Governo Federal ficou acordado, que a SENASP, repassaria algo em torno de R$900.000,00  para a CCVC, em contra partida o Estado repassaria algo em torno de R$ 45. 000,00, onde o Governo do Estado honrou o seu compromisso repassando a SENASP o referido valor,   sendo que até agora o Governo Federal ainda não repassou a verba de 900, mil reais, o que está inviabilizando a instalação da sede própria para a  CCVC
Disse que embora sem a sede definitiva, os servidores desse órgão pericial desempenham as atividades periciais normalmente voltadas para o recebimento, processamento e entrega de materiais para exame nos diversos órgãos periciais.
Informou que a Central de Custódia de Vestígios Criminais foi implantada no Maranhão através da lei 10,338/2015,  e que desde a sua implantação, já foram entregues mais de mil lados periciais, que atualmente vários mutirões estão sendo realizados, para atender as demandas de entregas de exames periciais em todo o Estado.
O Superintendente Fez questão de enfatizar, que os servidores nomeados, são peritos criminais que estão trabalhando dentro da suas funções,  para as quais foram nomeados,realizando trabalhos periciais, referentes a CCVC e que tão logo o Governo Federal repasse a verba celebrada em convênio do Governo do Estado e SENASP, a CCVC terá sua sede própria e tudo será resolvido. Concluiu!

quarta-feira, 25 de abril de 2018

POLÍCIA MILITAR: BATALHÃO DE PATRULHAMENTO RODOVIÁRIO PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO MAIOBÃO

A Polícia Militar por intermédio do Batalhão de Patrulhamento Rodoviário (BPRv), na quarta-feira (25), por volta da 00:00 horas, ao realizarem patrulhamento na MA 201 próximos ao farol da educação do Maiobão, foram abordados e informados por uma senhora de que havia um elemento em atitudes suspeitas em um bar nas proximidades.
A equipe se deslocou até o lugar informado, e ao abordarem suspeitos e realizarem revista pessoal em Carlos Fagner Coelho de Oliveira, foi encontrado com ele um revólver calibre 38.
Carlos Oliveira foi preso e encaminho em seguida a Decop onde aguarda para serem tomados as medidas cabíveis.

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRIO SUSPEITO DE MATAR BRUTALMENTE UM HOMEM NO MARACANÃ

A Polícia Civil, apresentou na tarde desta terça-feira (24), o balanço de uma ação coordenada pelo 12º Distrito Policial, onde cumpriu mandado de busca e apreensão além de, prisão preventiva em desfavor de Sidney Maramaldo Amorim; José Raimundo Maramaldo e de Jefferson Azevedo Vieira, o “Gegê”, este já preso no Sistema Penitenciário de Pedrinhas, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.   Na operação foi preso ainda em flagrante delito Darlison Sousa dos Santos.

Investigações minuciosas levaram a equipe de policiais até o trio, com apoio do Poder Judiciário que optou pela determinação de ordens judiciais em desfavor dos suspeitos, no bairro Vila Nova República, no Maracanã.

O inquérito teve origem depois da morte de Wildson Baldez, mais conhecido como “Billidow”, morto no dia 17 de outubro no ano passado, na Vila Nova República e o corpo encontrado na Vila Guará. Billidow foi torturado e em seguida teve seus braços e cabeça removidos do corpo.

Com a apuração foi constatado que Wildson Baldez era membro de uma facção criminosa e teria resolvido sair dela e pertencer a uma outra facção rival. Baseado nisso Jefferson Azevedo, que é um dos líderes de uma facção criminosa no bairro do Itapera deu ordem para que outros líderes da mesma facção mais residente na Vila Nova República, localiza-se e sequestra-se Bilidow para que fosse submetido a um tribunal do crime. Em sequência foi torturado e morto a mando de Jefferson que está preso na Penitenciária de Pedrinhas desde o ano passo por porte ilegal de arma de fogo.

A equipe conseguiu ainda identificar os líderes da Vila Nova República os irmãos Sidney Maramaldo Amorim e José Raimundo Maramaldo, que possuem diversos endereços no Maracanã além de, já possuírem cinco passagens pelo sistema prisional cada um. Com base nisso foi representado os mandados de busca e apreensão e prisão preventiva no Poder Judiciário.

Durante o cumprimento da ordem, Darlison dos Santos foi preso por portar drogas encontradas dentro de sua boca, ao adentrar sua residência foi achado mais papelotes de drogas e uma caderneta com anotações criminosas listadas com nomes de indivíduos pertencentes a facção criminosa. Nas anotações aparecem os nomes de Sidney e José Maramaldo como chefes da organização. Darlison estava na condição de disciplinador.

A operação contou com participação da Seccional Sul; a delegacia de Roubos e Furtos de Veículos – DRFV; a Delegacia de Roubos e Furtos – DRF; a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – SENARC e o 12º Distrito de Policial.

POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER E APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO SANTA EFIGÊNIA

Uma ação realizada na noite do último domingo (22) pela Polícia Militar por meio do 6ºBPM, conseguiu prender Koncimar Narcisa de Oliveira Passos (20) e aprender o adolescente de iniciais L.G.P (17), suspeitos de cometerem o crime de tráfico de entorpecentes no bairro da Santa Efigênia, em São Luís.
A equipe do Grupo Tático Móvel (GTM) recebeu uma ligação anônima relatando que na rua Santa Isabel, estaria funcionando um ponto de comercialização de drogas administrado pelo casal. Já no local, a guarnição observou uma movimentação suspeita de pessoas no endereço citado.
Inicialmente foi feita uma abordagem ao adolescente e encontradas em sua posse 4(quatro) petecas de uma substância similar ao crack. Posteriormente, foi realizada uma revista na residência onde estava Koncimar. 
Foram apreendidos 13 papelotes de um produto semelhante a cocaína, 39 petecas de crack ,1(uma) unidade de maconha, cerca de 176 reais, um revólver calibre 22 com quatro munições e alguns materiais de embalar a droga.
A dupla foi apresentada na Delegacia da Cidade Operária onde foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, ficando presos à disposição do Poder Judiciário.

Anselmo Oliveira 

terça-feira, 17 de abril de 2018

MPF critica delegado da DECOP e quer saber se SEAP tem cela para receber delegado Bardal

Os procuradores da República no Maranhão (PR/MA), Juraci Guimarães Júnior, Carolina da Hora Mesquita Hohn e Marcilio Nunes Medeiros pediram ao juiz substituto da 1ª Vara Federal, Luiz Régis Bomfim Filho, que solicite informações carcerarias da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP).

A solicitação foi requerida no dia 12 de abril e tem a finalidade de saber se a SEAP tem celas adequadas para receber o delegado de Polícia Civil, Thiago Bardal, entre outros militares que foram presos acusados de integrar uma quadrilha maranhense de contrabando internacional de cigarros e bebidas para São Luís.
“O Ministério Público Federal requer a expedição de oficio à Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) requisitando informações circunstanciadas a respeito da existência de estabelecimentos pressionais adequados ao recolhimento de delegados de Polícia Civil e policias militares dentro do sistema carcerário do Estado do Maranhão”, diz trecho do documento.
Crítica
Na manifestação, o MPF critica o titular da Delegacia Especial da Cidade Operária (DECOP), atribuindo a ele o desconhecimento de não proibir acesso de aparelhos a presos custodiados. “Causa perplexidade, assim, que o titular do estabelecimento desconheça sua obrigação de impedir o acesso dos presos a aparelhos celulares, pouco importando se tratar de presos provisórios, dada a clareza tipos penais acima descritos”.
No mês passado, o delegado Tiago Bardal, que está preso na Decop, estava com um celular, o investigador da Polícia Civil Joelson Costa Correa, também preso por envolvimento com contrabando, foi flagrado chegando a DECOP e o coronel Francalanci estava com um celular dentro da cela, no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Calhau, segundo informou o secretário de Segurança, Jefferson Portella.


Fonte: Luis Cardoso

SECCIONAL SUL PRENDE ASSALTANTE NA VILA MARANHÃO

A Polícia Civil do Maranhão por intermédio da Seccional Sul, sob o comando do Delegado Paulo Artur, prendeu na tarde de terça-feira (10), por volta das 16:30 horas, o acusado de roubo Marcio Aguiar Pinheiro, de 39 anos.
A operação para cumprimento do mandado de prisão de Marcio Pinheiro, contou com ação dos investigadores da polícia civil Vinícius e Mendes, para que fosse cumprido o mandado de prisão por decisão condenatória, expedido na 2ª Vara Criminal do Fórum Desembargador Sarney Costa, pelo juiz Dr. José de Ribamar D´Oliveira.
Marcio Pinheiro, que foi condenado a 5 (cinco) anos e 4 (quatro) meses de reclusão pelo crime de assalto, se encontrava foragido, e após investigações ele foi encontrado escondido em um sitio na Vila Maranhão, onde foi capturado pela equipe desta seccional e logo em seguida preso e será encaminhado ao complexo penitenciário de Pedrinhas.

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO EM IMPERATRIZ

Na última segunda-feira (16), a Polícia Militar do Maranhão por intermédio do 3º BPM da cidade de Imperatriz, conseguiu prender José de Oliveira Lima Júnior (24) em posse de um simulacro de arma de fogo no bairro Nova Imperatriz.
Segundo informações repassadas pelo comando da PM imperatrizense, o indivíduo foi avistado pela guarnição em atitudes suspeitas. Logo, os policiais fizeram uma abordagem e posteriormente uma revista pessoal, onde foi localizado o simulacro.
De imediato, foi decretada a prisão em flagrante de José Lima Júnior e em seguida encaminhado à delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Por Anselmo Oliveira

COORDENADOR EXECUTIVO DO PACTO PELA PAZ RECEBE O CMT GERAL DA PMMA

No final da tarde dessa sexta feira (13/04), o Coordenador Executivo do programa Pacto pela Paz- Dr. Dicival Gonçalves da Silva, recebeu em seu Gabinete, o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão- Cel PM Jorge Allen Guerra Luongo, em uma visita de cortesia, após assunção do Comando da Corporação PM e diante das missões análogas em bem servir a sociedade, aproveitaram para aliançar as tratativas para campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no interior do Estado do Maranhão.
Ao final do encontro, aproveitaram para firmar, através de fotos, o primeiro passo da Campanha.

SOLENIDADE MARCA O LANÇAMENTO DA RONDA ESCOLAR DO 16 BPM

Realizou-se na manhã da última sexta-feira (13) na sede do 16º Batalhão de Polícia Militar uma solenidade para o lançamento do policiamento de Ronda Escolar do 16º Batalhão, no município de Chapadinha.
Fora realizado na sede do 16º BPM, uma solenidade para o lançamento do policiamento de Ronda Escolar do 16º Batalhão, que se trata de uma modalidade de policiamento preventivo criada através da Portaria nº 40 do Comandante Geral da PMMA, com a missão de desenvolver ações de prevenção e proteção da comunidade escolar por meio do policiamento ostensivo na rede de ensino pública e privada.
O comandante do 16º BPM, Tenente-Coronel Ijozenaldo Santos da Silva diante da realidade preocupante que assola a interferência do crime e das drogas na educação de crianças e adolescentes, lançou de forma pioneira o policiamento de Ronda Escolar no município de Chapadinha. Uma equipe de cinco Policiais Militares devidamente qualificados e com experiência na área de docência, sob o comando do Asp. Of. PM Bruno de Castro Ricardo Pereira, desenvolverá ações de policiamento ostensivo, palestras e parcerias, a fim de diminuir e afastar o crime e a marginalidade de dentro e dos arredores da escola.
A solenidade contou com a presença do Coronel Glauber Miranda Silva comandante do CPAI-7, do Tenente-Coronel Ijozenaldo dos Santos da Silva comandante do 16º BPM, da Tenente Bárbara Annyreh representando a Coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro comandante do CSC da PMMA, do Delegado Regional Jackson Ferreira, do Vereador Junior Carneiro representando o prefeito do município, da Secretária de Educacão Municipal Vânia Cristina, da Gestora Regional de Educação Leodenes Bágio, da Diretora da 6ª CIRETRAN Eney Pontes, do comandante da Guarda Municipal Valter Ferreira e da autoridade religiosa Padre Casimiro.
Na ocasião aconteceu a apresentação da Ronda Escolar do 16º BPM, a aposição das insígnias nos policiais simbolizando o compromisso da equipe com o policiamento, a apresentação da estrutura logística que será utilizada nas ações, finalizando com um coquetel servido no refeitório do Batalhão.

POLÍCIA MILITAR: FORÇA TÁTICA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM IMPERATRIZ

Policiais militares da forca tática, prenderam nesta segunda-feira (16), por volta das 13:30 horas, Joselan Silva Paixão, de 45 anos, após serem abordados por uma senhora na Avenida Getúlio Vargas, na Praça Brasil, no Centro, em Imperatriz.
A guarnição que realizava rondas no Centro da cidade foi abordada por uma mulher, com um mandado de prisão acusando Joselan Paixão de não está efetuando o devido pagamento de pensão, após verificar no sistema a equipe iniciou rondas no intuito de localizar o acusado, o identificando logo em seguida e consequentemente efetuando a prisão do mesmo.
Joselan após ser preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil onde os policiais o apresentou, para serem tomadas as devidas providências.