Priorizando em mais segurança para os circuitos de carnaval, na região que compreende as Regionais de Rosário e Barreirinhas/MA fora desenvolvido um esquema de segurança no sentido de inibir as ocorrências graves no tocante aos crimes contra a vida e o tráfico de entorpecentes. Nesse sentido foram desenvolvidas ações preventivas e incursões nas regionais de Rosário e Barreirinhas no intuito que as ocorrências nos circuitos do carnaval ocorressem sem gravidades nas regionais destacadas. As ações da Polícia Militar nos circuitos carnavalescos por meio dos municípios de Rosário e Barreirinhas ocasionaram em uma redução significativa nas ocorrências. As ações da Polícia Militar têm somente o único objetivo, na construção da paz social.
Na região de Rosário e no município de Morros, o Comandante do 27º Batalhão destacou que foram desenvolvidas ações preventivas, não somente para o controle do trânsito na região, por conta do período carnavalesco; mas também reuniões de conscientizações com os organizadores dos responsáveis que coordenam as brincadeiras e as autoridades da região. A reunião aconteceu com a presença do 27º Batalhão da Polícia Militar. Os quais abordaram na reunião, orientações com os organizadores de blocos do carnaval de Rosário, objetivando na segurança para todos que durante o período de carnaval na região de Rosário. A reunião aconteceu no dia 14.02.2020, onde o Ten. Cel. Carlos Frank realizou uma reunião de orientação aos organizadores de blocos e paredões do Carnaval de Rosário. Tratou-se das regras para que os blocos e paredões possam desenvolver as brincadeiras de forma organizada e segura. Também foram realizadas reuniões técnicas com órgãos de Trânsito, guardas municipais, Polícia Municipal, Secretarias de Cultura e Meio-Ambiente, dentre outros. Segundo o Comandante o Ten. Cel. Carlos Frank “O objetivo da reunião foi esclarecer para os organizadores, as regras e a forma colaborativa de comportamento dos foliões, para garantir um carnaval seguro para todos”, ponderou o comandante do 27º BPM.
A reunião ocorreu no auditório da Rede Ferroviária da cidade, onde participaram do encontro, com o Comandante, além dos organizadores, o Subcomandante Major Kleuberth; o Cap. Jesus; a Delegada de Polícia Civil, Nathália; Conselho Tutelar, na pessoa da Dulcivania, os Secretários de Segurança, Getulio; Cultura, Alaim; Meio Ambiente, Alan; Município, Cmt. da Guarda Municipal, Pereira; Diretor do DMTT, Maykson. As ações para minimizar as ocorrências de crimes foram deflagradas nos 11 municípios, sob a circunscrição do Batalhão, sendo eles: Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Presidente Jucelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixá, Icatu, Primeira Cruz, Humberto de Campos e Santo Amaro.