Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

desmanche ilegal de veículos é descoberto em São Luís

Um estabelecimento comercial que era usado para desmanche ilegal de veículos foi descoberto nessa segunda-feira (24), no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, após apurações da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). 

No imóvel, foi encontrada arma de fogo calibre ponto 40. Os policiais encontraram ainda um motor de um veículo KIA/Cerato com sinais de adulteração. Ao todo, a polícia identificou dois motores de veículos possivelmente adulterados. 

Duas pessoas foram conduzidas para a DRFV para os procedimentos legais. 

ACADEPOL-MA DÁ INÍCIO A DOIS CURSOS VOLTADOS PARA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA


A Polícia Civil do Maranhão visando capacitar em conhecimentos e nas práticas de operacionais os seus servidores e as demais forças de segurança estadual e municipal, tem realizado nos últimos meses, diversos cursos voltados para a área da segurança pública através da Academia de Polícia Civil do Maranhão (ACADEPOL-MA). Na última segunda-feira(22), mais dois cursos foram iniciados, sendo um em São Luís e o outro na cidade de Cururupu.

Em São Luís, entre os dias 22 de novembro e 17 de dezembro, na sede da ACADEPOL, será ministrado o curso de Armamento e Tiro para os guardas municipais da cidade de Lago da Pedra. O curso contará com instruções teóricas e práticas. Entre as aulas que serão ministradas estão de Embarque e Desembarque de Viaturas, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, e Instrução de Uso de Armamento e Tiro, para os municípios que atenderam aos requisitos legais.


A formação irá desenvolver nos guardas civis municipais conhecimentos pertinentes à habilidade para montar, desmontar, manejar e utilizar o armamento convencional disponibilizado pela força municipal como forma de capacitá-los ao rápido e eficaz manuseio das armas de fogo, em consonância com os princípios constitucionais brasileiras da legalidade, necessidade e razoabilidade/proporcionalidade.

Já na cidade de Cururupu, foi dado início também na última segunda-feira (22), as aulas do curso de Nivelamento Policial em Armamento, APH de Combate e de Tiro e Explosivos tendo como público alvo os servidores policiais dos quadros da Polícia Civil do Estado do Maranhão, da 21º Delegacia Regional de Cururupu, bem como nas demais Delegacias que compõem a regional.

Tal curso visa capacitar os discentes, policiais civis lotados na Delegacia de Polícia Civil de Cururupu, bem como nas demais Delegacias que compõem a 21ª Delegacia Regional, em conhecimentos e práticas operacionais, de forma que os habilitem a atuar quando em operações policiais, a fim de que possam agir com habilidade, segurança e eficiência, sempre obedientes aos princípios concernentes ao Estado Democrático de Direito.

O treinamento será realizado na circunscrição da Delegacia de Polícia Civil de Cururupu, no período de 22 a 26 de novembro de 2021, conforme previsto Plano de Ação 2021 – Dep. Ensino, para 1 (uma) Turma de 30 (trinta) alunos, nos períodos matutinos e vespertinos, com carga horária de 40 h/a, e funcionará de acordo com as normas referentes a este Plano de Curso, ao Regime Escolar e demais normas vigentes na ACADEPOL.

FORÇA ESTADUAL INTEGRADA DE SEGURANÇA PUBLICA DESENCADEIA OPERAÇÃO ICATU SEGURO


Objetivando no combate de possíveis ações criminosas, garantir a segurança da população, na preservação da ordem pública, e ainda no direito de ir e vir foi deflagrada nesta quarta-feira, (24) de novembro, a “Operação Icatu Seguro”.

O foco da operação está voltado para o combate aos crimes contra a vida e contra o patrimônio por meio de ações desenvolvidas pelos operadores da FEISP que compreendem ações preventivas e repressivas por meio de barreiras com abordagens, rondas nas principais ruas e avenidas, busca pessoal, veicular, averiguações a carros e motos com possíveis restrições relacionadas a crimes.


POLÍCIA CIVIL FECHA MAIS UMA CASA DE JOGOS DE AZAR EM SÃO LUÍS


Um estabelecimento onde funcionava um ponto de jogos de azar no bairro da Cohab, em São Luís, foi fechado na noite da última segunda-feira(22), durante uma ação da Polícia Civil do Maranhão. Na ocasião, cerca de 30 maquinas caça-níquel foram apreendidas e quatro pessoas autuadas.

Segundo o Departamento de Combate aos Crime Organizado (DCCO/SEIC), após denúncias, uma investigação foi iniciada para apurar o empreendimento ilegal. Na segunda-feira, os investigadores estiverem no local onde constataram o crime.

A ação policial contou com apoio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) e do Grupo de Resposta Tática (GRT). O procedimento foi lavrado e os responsáveis responderão na forma da lei. As investigações ainda continuam no intuito de identificar os reais proprietários do bingo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Live - conheça Quebra-cabeça do Crime


Na próxima quarta-feira(24), às 20h, vamos conversar com Marcos Affonso Junior, autor do livro Quebra-cabeça do crime. [

Dentre os assuntos abordados, o atual Secretário Municipal de São Luís, capital do estado do Maranhão, falará sobre suas experiências profissionais, como Delegado da Polícia Civil, Secretário de Segurança Pública, Presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil e outras. Além disso, Affonso apresentará Quebra-cabeça do crime, obra que elucida como se dá o processo de investigação criminal brasileira. 

Ficou curioso(a) sobre a obra? Confira abaixo a sinopse: 

Quebra-cabeça do crime é um livro baseado em fatos reais, vividos pelo autor quando exerceu, por aproximadamente três anos, o cargo de chefia do Departamento de Proteção à Pessoa, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa – SHPP, na cidade de São Luís, Maranhão. 

Em Quebra-cabeça do crime, Marcos Affonso descreve como foi sua experiência exercendo, por aproximadamente três anos, o cargo de chefia do Departamento de Proteção à Pessoa, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoas - SHPP, na cidade de São Luís, Maranhão. 

Através do livro é possível adentrar-se no universo da investigação brasileira e nas respectivas problemáticas e soluções de casos de latrocínios (roubo seguido de homicídio) e desaparecimentos.  

Affonso e sua equipe, significativamente pequena, mostram no decorrer das páginas o resultado do trabalho realizado com dedicação. Em 2016,  por exemplo,  eles conseguiram solucionar aproximadamente 90% dos casos de latrocínios ocorridos na grande ilha de São Luís (MA), que é formada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Em 2017 fora possível solucionar 75% dos casos de latrocínios na mesma região.

#ParaTodosVerem Arte gráfica sobre a live com o autor Marcos Affonso Junior, no dia 24 de novembro de 2021, às 20h. 

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO SOSSEGO POR MEIO DO 20° BPM


A Polícia Militar visando garantir a segurança do cidadão de bem realizou na região metropolitana de São Luís, a “Operação Sossego”, por meio do 20° BPM. A operação aconteceu neste sábado (20/11/2021), por volta das 20h00 ás 03h00.

Objetivando no enfrentamento de problemas urbanos relacionados a práticas ilegais na área de incumbência do 20° BPM, transformados em focos de intensa violência urbana, comprometendo o bem-estar da população em geral, tais como: poluição sonora, tráfico de drogas, roubos, entre outros.

Durante a operação foi realizado abordagens nas regiões do Morro do Torto, localizado na Rua dois irmãos, Isabel Cafeteira; Beco da Aurora até chegar à Rua Dom Manoel na Isabel Cafeteira (ao lado da CAEMA).

Fora realizado ainda, na Feira da COHAB (abordagens pelo interior da feira); Também próximo aos apartamentos do Forquilhão; Nas Ruas localizadas por trás da maternidade Benedito Leite; Proximidades da feira do COHATRAC; No bairro do COHATRAC, principalmente próximo à Estrada da Maioba e Chácara ITAPIRACÓ;

Durante a Operação foi realizado a fiscalização de festas, bares e conveniências. Dentro eles, nos bairros da:

ISABEL CAFETEIRA:
Bar do Gerônimo;
Bar da Mangueira;

FORQUILHA:
Choperia Marcelo;
Conveniência do Posto São José;

PARQUE VITÓRIA:
Todos os bares da praça do rodão;

PARQUE JAIR:
Bares situados na Av. Carlos Augusto e em possíveis locais onde possam haver festas e raves.

DISQUE DENÚNCIA:
(98) 98883-0698.

EM ALAGOAS, POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PRENDE MOTORISTA ENVOLVIDO NO FURTO DE CARGA DE CERVEJAS OCORRIDO EM CAXIAS


Um homem de 40 anos de idade foi localizado pela Polícia Civil do Maranhão e preso pela Polícia Civil de Alagoas na última sexta-feira (19), por ser investigado como autor de ter subtraído uma carga de cervejas que transportava de Recife, em Pernambuco para a capital maranhense, São Luís. A prisão que é preventiva foi executada na cidade Alagoana de Rio Largo.

De acordo com as investigações do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas(DCRC/SEIC), a carga não chegou ao seu destino, pois o preso que era o motorista do caminhão teria simulado um roubo na cidade de Caxias, no entanto ficou comprovado durante a investigação que tal crime não ocorreu, tendo tal motorista repassado carga citada a receptadores.

A Polícia Civil do Maranhão continua as investigações só que dessa vez direcionada aos receptadores da mercadoria roubada que devem responder pelo crime. Após os procedimentos legais tal preso foi encaminhado para o presídio permanecendo a disposição do Poder Judiciário.

OPERAÇÃO VOLEUR: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO DEFLAGRA TRABALHO NACIONAL EM REPRESSÃO A CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO


As Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal deflagraram nesta quarta-feira (17) a Operação Voleur, de repressão a crimes contra o patrimônio, em especial a subtração de aparelhos celulares. Foram mais de mil mandados de prisão e 190 de busca e apreensão nas 27 unidades federativas. O nome Voleur é uma referência a quem pratica crimes contra o patrimônio, roubando e furtando para si o que não lhe pertence.

A operação é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e integra ações policiais desencadeadas em todos os estados para reprimir crimes de roubo, furto, receptação, com cumprimento de prisões e de buscas e apreensões.

No Maranhão, a operação já vinha sendo executada desde o último dia 8 de novembro sob a coordenação da Delegacia Geral de Polícia Civil com apoio das Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI) que contou com as participações de 386 policiais civis.  Em números, foram 21 mandados de busca e apreensão cumpridos e 111 mandados de prisão realizados no Estado.

Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira(17), na sede da Delegacia Geral, em São Luís e que contou com as presenças do delegado-geral adjunto operacional, Danilo Veras; do superintendente de Polícia Civil do Interior, Guilherme Campelo e do assessor da Superintendência de Policia Civil da Capital, Valdenor Viegas.

Durante o seu pronunciamento, o delegado Danilo Veras disse que a operação tem como foco inibir os crimes que mais impactam a sociedade no dia a dia, como roubos e furtos. “É um ato de fechar o cerco contra os meliantes que são especializados em cometer essa modalidade de crime, bem como outros tipos”, disse Veras.

Na ocasião, a Polícia Civil do Maranhão também destacou os 69 aparelhos de celulares recuperados; 49 munições apreendidas; a apreensão de 15 armas de fogo e os 19 veículos apreendidos durante os 10 dias de operação. O delegado-geral adjunto operacional informou que a tendência é que esses números cresçam até o final da tarde desta quarta-feira, quando os números serão consolidados definitivamente.

SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA RECEBE MEDALHA “AMIGO DA MARINHA” EM CERIMÔNIA NA CAPITANIA DOS PORTOS


O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, recebeu, na tarde desta sexta-feira (19), em cerimônia realizada na Capitania dos Portos, a medalha “Amigos da Marinha”.

Acompanhando do Comandante da Polícia Militar, Coronel Pedro Ribeiro, o Secretário recebeu a comenda das mãos do Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra, Alekson Barbosa, e do Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho.

Receberam também a homenagem, o Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e o Advogado Thiago Roberto Morais Diaz representante da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Maranhão.

A condecoração é realizada anualmente em alusão ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, que será comemorado no dia 06 de novembro. A data busca homenagear autoridades civis e militares, além de instituições, que não possuem vínculos com a Marinha, mas que contribuíram para fortalecer a instituição.

Além da medalha, o Secretário recebeu também um diploma com uma menção honrosa pelo trabalho realizado em prol da Marinha.

POLICIAIS DO 21º BPM PRENDEM SUSPEITO EM POSSE DE SUBSTÂNCIA SEMELHANTE À COCAÍNA NA BR-135


Policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar prenderam, na noite do último domingo (21), na BR-135, próximo ao bairro Rio Grande, um homem que estava em posse de 125 gramas de substância semelhante à cocaína.

Os policiais realizavam a Operação Catraca na rodovia, quando decidiram abordar um ônibus do sistema de transporte público, quando, durante abordagem aos passageiros, encontraram com um homem o entorpecente.

O suspeito tentou ainda empreender fuga, mas foi capturado pelos agentes que o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Por: Renato Costa

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

ACADEPOL-MA REALIZOU CAPACITAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS E TI NA REGIONAL DE IMPERATRIZ


Entre os dias 08 e 12 de novembro, a Academia de Polícia Civil do Maranhão(ACADEPOL), realizou uma capacitação de policiais civis no âmbito técnico e jurídico para investigação de crimes cibernéticos.  O alvo da capacitação foram os servidores públicos efetivos da Polícia Civil do Maranhão, lotados na 10ª Regional de Imperatriz e outras regionais a serem indicadas pela Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI).

A capacitação foi ministrada com carga horária de 40h/a, nos turnos matutino e vespertino, no auditório da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, e funcionou de acordo com as normas referentes a ao Plano de Curso, ao Regime Escolar e demais normas vigentes na Academia de Polícia Civil. Tal curso mira na utilização dos meios de comunicação como ferramenta tecnológica da geração de informação, visando oferecer subsídios para identificação dos seus autores e materialização das suas condutas.

As aulas foram ministradas por Ferdinand de Lima Pereira, Investigador de Polícia Civil, lotado e em exercício no Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos -DCCT/SEIC e por Diego Dias Cardoso, Investigador de Polícia Civil, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Cândido Mendes (RJ), Chefe do Serviço de Informática da Polícia Civil.

POLICIAIS DO 22º BPM PRENDEM HOMEM EM POSSE DE SUBSTÂNCIA SEMELHANTE À MACONHA NO PARANÃ


Policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar prenderam, na noite da última terça-feira (16), um homem que estava em posse de 22 porções de substância semelhante à maconha no bairro Paranã, Paço do Lumiar.

Os policiais realizavam o policiamento da região, quando avistaram um homem em atitude suspeita.

De imediato, os policiais deram ordem de parada ao suspeito, que ao ser abordado, estava em posse das porções.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA REALIZA TROCA DE COMANDO DO 28º BPM EM ITAPECURU-MIRIM



No sentido de dinamizar as ações da Segurança Pública do Maranhão, objetivando na continuidade dos avanços dos resultados por meio do policiamento preventivo e ostensivo, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro realizaram a passagem de comando do 28º Batalhão de Polícia Militar, em Itapecuru-Mirim. A solenidade da troca de comando aconteceu na manhã da última terça-feira (16).

Durante a solenidade o secretário Jefferson Portela, empossou o Major Francisco da Silva Pereira, substituindo o Major Wagner Silva Monteiro no comando da unidade do 28º BPM em Itapecuru-Mirim/MA.

Na cerimônia, foi realizada também a troca de comando da 3º Companhia do batalhão em Vargem Grande, que será comandada pelo capitão Flávio. O capitão atuou como subcomandante do batalhão em Itapecuru e prometeu dinamizar e aproximar o policiamento da comunidade.

A passagem de comando são diretrizes normais, visando sempre na continuidade dos avanços e resultados por meio do policiamento preventivo e ostensivo na Polícia Militar do Maranhão. A passagem de comando contou com a presença de policiais militares e representantes da comunidade.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

COMANDANTE-GERAL DO CBMMA VIAJA PARA OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA EM BARRA DO CORDA


Na manhã deste domingo (03), o Coronel Célio Roberto, Comandante-geral do CBMMA, esteve no município de Barra do Corda-MA, onde verificou dos resultados obtidos na operação “Guardiões do Bioma”, na 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.

Na análise, foi observado resultados satisfatórios na redução do índice de queimadas na região.

A operação “Maranhão sem queimadas/ Guardiões do Bioma”, envolve ações de prevenção, repressão e investigação das ocorrências de crimes ambientais.

A operação é apoiada pela SEOPE/MJ, e já combateu mais de 8.200 incêndios florestais em quase dois meses nos 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.

POLÍCIA CIVIL PRENDE INTEGRANTE DE FACÇÃO CRIMINOSA NA CIDADE DE ARAIOSES


A Polícia Civil do Maranhão realizou na última quarta-feira (3) uma ação policial visando coibir a prática de roubos no município de Araioses e regiões circunvizinhas. A atividade policial foi desenvolvida pela Delegacia de Polícia Civil de Araioses.

Segundo o delegado Robert Freire, a ação policial teve como base um trabalho investigativo que deu origem a um mandado de prisão preventiva, cumulado com busca e apreensão, o qual foi cumprido e desaguou na prisão de um homem que é suspeito de integrar célula de perigosa facção criminosa que praticou diversos assaltos em Araioses, incluindo a zona rural.

O homem foi apresentado na sede da delegacia da cidade para ser submetido aos trâmites legais, posteriormente recambiado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO POLICIAL NO BAIRRO BEQUIMÃO, EM SÃO LUÍS/MA, E PRENDE EM FLAGRANTE 7 PESSOAS PELA PRÁTICA DOS CRIMES DE TRÁFICO E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE DROGAS.


A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico - SENARC, desencadeou na tarde desta Quarta-feira (03/11/2021) uma operação policial que resultou na prisão em flagrante de 7 pessoas

Após receberem denúncia anônima dando conta de que em um conjunto de quitinetes localizado no bairro Bequimão estaria acontecendo intenso tráfico de entorpecentes, equipes de Policiais da SENARC se dirigiram ao local a fim de averiguar os fatos. No local as equipes Policiais realizaram campana e constataram a veracidade do conteúdo da denúncia, observando que vários moradores do local estavam praticando a venda de entorpecentes. Diante dos fatos os Policiais realizaram uma incursão no conjunto de quitinetes, onde apreenderam grande quantidade de entorpecentes dos tipos “CRACK”, “COCAÍNA”, e “MACONHA”, além de munições para arma de fogo, balanças de precisão, dinheiro trocado, e aparelhos celulares.

As pessoas flagradas comercializando drogas foram presas em flagrante e conduzidas para a Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico, onde foram autuadas pela prática dos crimes de Tráfico e Associação para o Tráfico de Drogas.

Após as formalidades legais, os autuados foram encaminhado ao Complexo Penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça. 

As investigações terão continuidade para que sejam apuradas todas as circunstâncias do crime.

Denúncias podem ser encaminhadas para o Whatsapp Denúncia da Superintendências Estadual de Repressão ao Narcotráfico -  (98) 99163-4899. 

É assegurado o sigilo.

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE AO DESVIO DE VERBAS PÚBLICA E PAGAMENTO DE PROPINA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ


Na manhã da última quarta-feira(3), uma operação da Polícia Civil do Maranhão foi deflagrada no intuito de executar mandados de busca e apreensão em meio a investigação que apura a existência de uma organização criminosa na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Imperatriz, que seria responsável por desvios de verbas públicas e cobranças de propina.

Segundo à Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção(SECCOR), as investigações apuram suspeitas de que, mediante a participação de um ex-secretário, tenha havido a prática de rachadinha, quando servidores são obrigados a repassar parte de seus salários a terceiros, e lotação de servidores fantasmas, além de cobranças de propina junto a usuários dos serviços.

Como resultado da ação policial, os investigadores apreenderam vários aparelhos de celulares e documentos em residências de servidores municipais e do ex-secretário da SEPLU de Imperatriz. Todo o material apreendido será periciado, e as informações obtidas nele inseridas ao inquérito policial.

OPERAÇÃO HESPÉRIDES DO GAECO COM APOIO DA POLÍCIA CIVIL FECHA O CERCO CONTRA OS CRIMES DE SONEGAÇÃO FISCAL, FALSIDADE IDEOLÓGICA, PECULATO, CORRUPÇÃO PASSIVA, CONCUSSÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO EM SÃO LUÍS E IMPERATRIZ


O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realiza, em conjunto com a 3ª Promotoria Regional de Defesa das Ordens Tributária e Econômica, na manhã desta quinta-feira(5) a Operação Hesperídios.

A operação foi deflagrada em São Luís e Imperatriz com o apoio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) visando cumprir uma decisão judicial da Central de Inquéritos e Custódia da Comarca de Imperatriz, que expediu ordem de busca e apreensão nas residências de servidores da Fazenda Estadual, envolvidos com a prática dos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, concussão e lavagem de dinheiro. Também foram autorizados o sequestro e a indisponibilidade dos bens, assim como o afastamento dos servidores pelo prazo de 90 (noventa) dias ou até o fim das investigações.

As investigações realizadas pelo MPMA começaram após denúncias apontarem constantes e sucessivas divergências entre avaliações imobiliárias realizadas pelos cartórios e pela Fazenda Estadual, relativas ao cálculo do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). De acordo com as denúncias, as avaliações estavam muito abaixo do valor de mercado, o que estaria causando enorme prejuízo à arrecadação tributária do Estado do Maranhão.

Ficou constatado também constatado que as subavaliações eram resultado de negociações realizadas pelos servidores nas cidades de Imperatriz e São Luís. Após solicitarem vantagem indevida aos contribuintes e utilizarem o dinheiro em benefício próprio ou de terceiros, eles reduziam o valor da avaliação dos imóveis e, assim, o imposto pago era muito menor do que o realmente devido, configurando fraude ao Fisco Estadual.

RAPOSA – Com trabalho, apoio e determinação, delegado Marconi Caldas reduz criminalidade em 80% no município


No próximo dia 10 de novembro, o município de Raposa, situado na Ilha de São Luís, estará completando 27 anos de emancipação política. E neste seu aniversário, a “cidade caçula” da Região Metropolitana de São Luís ganha como presente, um acentuado percentual na redução da criminalidade, algo em torno de 80%, se comparado o ano de 2021 com 2019.

Tudo isso, graças ao labor incansável de equipe, determinado pelo delegado Marconi Caldas, titular da Delegacia Especial de Raposa, que está à frente do cargo há cinco anos. A fórmula para o incontestável quadro positivo na segurança pública é foco no trabalho em regime diuturno, somado à incansável e constante rotina do sistema policial investigativo no cotidiano raposense.

As ações preventivas e ostensivas da Polícia Militar do Maranhão sobre responsabilidade do 22° BPM, que dispõe de um destacamento no município, somadas com a atuação da Polícia Civil na questão das investigações, trabalho de campo e resposta imediata de práticas cometidas por meliantes, têm dado como resultado, a sensação de segurança para a população residente tanto na sede, quanto na zona rural de Raposa.

Assim, os números apontam brusca redução em crimes considerados antes, rotineiros, tais como tráfico de drogas, homicídios e feminicídios, bem como tentativas, além de violência doméstica, estupros e abuso sexual infantil, roubos entre outros. Para o delegado Marconi Caldas, a parceria com a comunidade e o suporte sintonizado com a 1ª Companhia do 22º BPM-MA, são fatores importantes para o sucesso do seu trabalho. “Sabemos que, garantir a segurança das pessoas, é a nossa principal missão e obrigação como servidor público, mas é importante ressaltar que somos ação e emoção, passivos de falhas e, é nesse ponto que procuramos nos aperfeiçoar e sermos vigilantes. Não aceitamos equívocos e estamos focados em assegurar tranquilidade para as pessoas, bem como dar resposta imediata e positiva, quando o caso requer”, afirmou Marconi Caldas.

Além das características e a maneira de agir relatadas acima, o  delegado Marconi enfatiza que o trabalho abrangente feito por sua equipe é a mais importante das ferramentas para que esse resultado positivo. Vale destacar que mesmo não sendo rotulada como ‘Plantão’, após Marconi Caldas ter assumido a titularidade da Delegacia Especial de Raposa, em períodos festivos como Carnaval e Dia de São Pedro (Padroeiro da Cidade), onde a movimentação popular  em Raposa  cresce consideravelmente, sua equipe de trabalho, formada por quatro agentes policiais e um servidor administrativo, realizam ações plantonistas em regime de revezamento.

“Segurança Pública é como se fosse uma águia com suas duas asas, onde com apenas uma asa não pode voar e nesse caso se trata da Polícia Militar e Polícia Civil. E não podemos esquecer de citar a comunidade que tem um papel importante com o Sistema de Segurança, é como vemos no artigo 144 da constituição é dever do Estado é direito e responsabilidade de todos, então a sociedade também é responsável. 
A Segurança Pública é muito mais ampla do que só uma questão de POLÍCIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA é um conjunto de benefícios, que juntos somam trazendo para a sociedade o bem mais precioso a PAZ SOCIAL”. Afirma o Delegado Marconi Caldas.
As Operações são realizadas com toda cautela e em alguns casos são feitas de forma conjunta com o apoio da Polícia Militar. A política de Segurança da gestão do Governador, Flávio Dino junto ao Secretário de Segurança, Jefferson Portela desde então vem sendo exercida, pois a segurança pública é uma única fonte, em que todos buscam o mesmo objetivo, a paz social, e nesse contexto cada policial age de acordo com sua atribuição constitucional sempre visando a melhoria para toda a sociedade. 
 

Por fim, Marconi Caldas destacou o apoio recebido pelo prefeito Eudes Barros que, não tem medido esforços para contribuir incondicionalmente com a segurança pública de Raposa. “O prefeito Eudes conhece muito bem a cidade e por isso, está sempre disposto a unir forças conosco para que Raposa seja, como a gente quer, uma cidade melhor para todos”.