Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2022

PRF faz a maior apreensão de cocaína e pasta base da história no Maranhão

 


Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram na tarde de terça-feira (10), na BR-316, no município de Santa Inês, distante 250 quilômetros da capital São Luís, a maior apreensão de cocaína e pasta base de cocaína realizada pela instituição no estado do Maranhão.

Os policiais rodoviários federais flagraram 260 tabletes do entorpecente, totalizando 276,38 quilos. Em valores monetários, o tráfico de drogas sofreu um desfalque de cerca de R$ 33 milhões.

A PRF fez a abordagem a uma caminhonete branca, ocupada por um casal, que transportava um pneu de trator na carroceria do veículo. À vista do nervosismo apresentado pelo condutor, a equipe realizou interrogatório, sendo confessado ao final que se tratava de tráfico de drogas.

Os policiais levaram o veículo a um borracheiro, que o esvaziou e a polícia localizou a droga, distribuída em 260 tabletes.

O casal informou que a origem da droga é o município de Santarém, região central do estado do Pará, e se destinava ao município de Vitória do Mearim, na parte norte do estado do Maranhão.

Os autores serão novamente interrogados e as informações prestadas por eles serão confrontadas com os levantamentos policiais.

A droga, os autores e a caminhonete foram conduzidos à sede da Polícia Federal, localizada no bairro Cohama, na capital.

A quantidade de droga apreendida é o triplo da última grande apreensão deste tipo de entorpecente, quando os PRFs flagraram na região dos cocais um pouco mais de 100 quilos de cocaína.

Promotor paraguaio que investigou o PCC é morto a tiros... Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/promotor-paraguaio-que-investigou-o-pcc-e-morto-a-tiros/) © 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

 

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, confirmou o assassinato do promotor de Justiça Marcelo Pecci nesta 3ª feira (10.mai.2022). Ele chefiou investigações sobre o crime organizado, como o PCC (Primeiro Comando da Capital).  “O assassinato covarde do promotor Marcelo Pecci na Colômbia enluta toda a nação paraguaia. Condenamos com veemência este trágico acontecimento e redobramos o nosso empenho na luta contra o crime organizado. Nossas sinceras condolências a seus familiares”, disse Benítez em seu perfil no Twitter. ...

Fonte: poder 360

Governador anuncia reforço da segurança com convocação de 270 novos policiais

 

O governador Carlos Brandão vai convocar 270 novos policiais para reforçar a segurança no Maranhão. Ele fez o anúncio, nesta terça-feira, 10, em meio a entrevista coletiva que convocou para anunciar a programação do São João do Maranhão.

Depois de reforçar as ações de segurança pública nas festas juninas,  na capital maranhense, os policiais serão redistribuídos em todo o estado, de acordo com a necessidade de cada região.


SECRETÁRIO SÍLVIO LEITE RECEBE GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO EM CAFÉ DA MANHÃ NO COMANDO DA PM


O Secretário de Segurança Pública, Coronel PM Sílvio Leite, recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o Governador do Estado, Carlos Brandão, para um café da manhã no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Calhau.

O evento contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Emerson Bezerra, do Subcomandante da PMMA, Coronel Aritanã Lisboa, do Delegado Geral da Polícia Civil, Jair Paiva, do Secretário-Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, do Secretário de Comunicação, Ricardo Capelli, dentre outras autoridades civis e militares.

O café da manhã teve como objetivo estreitar os laços entre o Governador e a corporação, além de apresentar ao chefe do executivo, os comandantes dos batalhões, unidades e seções da PM.

Durante o evento, o Governador ressaltou a importância da aproximação com as forças de segurança pública.

“Estamos começando hoje com esse café da manhã com os coronéis, mas depois vamos realizar mais encontros com os outros órgãos da segurança pública para que tenhamos essa afinidade e essa correlação para que a gente possa, acima de tudo, zelar pela segurança do povo do nosso estado” disse.

Já o Secretário Sílvio Leite, adiantou que outros encontros serão realizados do governador com os órgãos da Secretaria de Segurança.

“É muito importante esse encontro com o Governador para que o Sistema de Segurança Pública continue atuando de forma integrada. Esse é o seu terceiro encontro com o Comando da Polícia Militar e demonstra como ele valoriza e reconhece o trabalho da PM. Hoje nós fizemos esse encontro com a Polícia Militar, mas outros serão realizados com os outros órgãos que compõem o sistema de Segurança do Maranhão”, enfatizou.


terça-feira, 3 de maio de 2022

Secretário Sílvio Leite participa de encerramento do curso da Força Nacional com agentes de segurança pública do Maranhão

 
O secretário de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, participou, na manhã desta segunda-feira (02), da cerimônia de encerramento do curso de Treinamento Operacional da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública realizado com policiais civis, militares e bombeiros militares do Maranhão. 

O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e contou com a presença do subsecretário da SSP, delegado Maurício Ribeiro, do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, do subcomandante da PM, coronel Aritanã Lisboa, do diretor da Força Nacional, coronel PM José Américo de Sousa, dentre outras autoridades civis e militares. 

O curso teve duração de 72 horas e foi realizado em São Luís nas dependências do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). No total, 83 profissionais de segurança pública, entre eles 71 policiais militares, 7 bombeiros militares e 5 policiais civis receberam capacitação com disciplinas voltadas para a prática de atendimento pré-hospitalar tático, armamento e tiro policial, instrumentos e técnicas de menor potencial ostensivo. 

Muitos desses agentes fazem parte da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Maranhão, que tem como objetivo a integração, cooperação e eficiência das forças de segurança do estado para resposta imediata ou ainda recobrimento nas diversas situações de segurança pública do estado.

No evento, durante a sua fala, o secretário ressaltou a importância da integração entre as forças policiais do Maranhão e também com as federais. 

“Nos vamos trabalhar de forma integrada, coordenada e sistêmica para que possamos aproximar cada vez as nossa polícia porque nós iremos trabalhar com um único objetivo: reduzir a criminalidade, prestando um ótimo serviço à sociedade. E essa integração não se dará só a nove estadual, mas também no âmbito nacional. Então esse curso ressalta a importância da integração para as nossas forças”, afirmou.

Já o comandante da Polícia Militar parabenizou os agentes que participaram do curso. 

“Eu queria primeiramente agradecer à Força Nacional por essa parceria para que pudéssemos capacitar ainda mais os nossos policiais que estarão mais preparados para prestar um serviço de excelência aos maranhenses. Então queria reforçar essa parceria que foi e continuará sendo muito benéfica a todo o sistema de segurança do nosso estado”, ressaltou. 

O curso contou com instrutores de todo o país que fazem parte da Força Nacional. Durante o evento, eles receberam da mais das autoridades certificados pela realização das disciplinas ministradas.

Subsecretário Maurício Ribeiro recebe na SSP membros da Academia de Ciências, Letras e Arte Militares do Maranhão

 

Membros da Academia de Ciências, Letras e Artes Militares foram recebidos, na manhã desta terça-feira (03), pelo subsecretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Sílvio, para uma reunião institucional. O encontro foi realizado na SSP e contou com a presença do presidente da academia, coronel Carlos Augusto.

O objetivo da reunião foi para estreitar os laços entre a secretaria e a academia, que existe há quatro anos e conta 31 membros, e que desenvolve ações voltadas ao conhecimento e artes em diferentes áreas e tanto em âmbito municipal, estadual e federal.

A academia reúne oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além de juízes, procuradores de Justiça, professores universitários, promotores entre outras categorias.

A academia tem como principal objetivo reconhecer e incentivar a produção artística, científica e literária no estado principalmente entre os profissionais da área de segurança pública.