Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Entenda por que policiais militares foram assassinados em Buriticupu por colegas de farda

O tenente Josuel Alves Aguiar e os soldados Tiago Viana Gonçalves e Glaydstone de Sousa Alves
A cúpula da segurança detalhou, na manhã desta quarta-feira (31), o trabalho de investigação que levou à prisão do tenente Josuel Alves Aguiar e dos soldados Tiago Viana Gonçalves e Glaydstone de Sousa Alves, lotados na cidade de Buriticupu. 

Eles são apontados como os autores do assassinato dos outros dois PMs cabo Júlio César da Luz Pereira e soldado Carlos Alberto Constantino Sousa, desaparecidos desde o dia 17 de novembro de 2016. O soldado Glaydstone de Sousa Alves está foragido e deverá se apresentar em até cinco dias. Se não se apresentar dentro desse prazo, será considerado desertor.

De acordo com o secretário Jefferson Portela, os dois policiais mortos foram chamados  para praticarem uma ação não autorizada. “Eles saíram em buscas para apreender máquinas, um trator e um caminhão. O Josuel Alves teria ligado para Carlos Alberto, no sentido de que realizassem a tal missão, que terminou resultando no sumiço dos mesmos. Durante as oitivas, foi descoberto que havia um desacordo entre os policiais. O inquérito policial continua, restando apenas saber a motivação e a localização dos desaparecidos. A prisão dos envolvidos é essencial para se esclarecer acerca do crime”, disse o secretário.

Portela salientou que os policiais mortos já estavam sendo investigados anteriormente pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), por conta de envolvimento em crimes. Eles eram suspeitos de práticas de crimes com associação criminosa.

“As investigações acerca dos mesmos foram por conta das suas ações ilícitas. Houve envolvimento deles pelos crimes de assaltos, extorsões e demais atividades ilícitas. 

Após o desaparecimento dos mesmos, fora realizada uma investigação e realizado o pedido de Mandado de Cumprimento de Prisão contra três acusados, mas o pedido de prisão ficou sendo analisado. Somente agora outro juiz decretou a prisão dos acusados”, acrescentou o secretário.  
“As investigações apontaram que uma pessoa conhecida por “Dal” teria sido procurado para acompanhar os policiais, mas que no momento marcado, teria sido descartado. No outro dia, esse “Dal” teria sido descartado pelos policias, no momento em que fora saber acerca de qual missão seria. As investigações ouviram mais de 40 pessoas, o que qualificou as investigações. 

A prisão dos policiais é apenas uma parte dos trabalhos. Foi pedida prisão temporária para uma investigação mais continuada”, disse o delegado Leonardo Diniz, superintendente de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), responsável pela investigação do caso, com o apoio da delegada Nilmar da Gamar Rocha e sua equipe. 
O cabo Júlio César da Luz Pereira e soldado Carlos Alberto Constantino Sousa
O delegado Geral de Policia Civil Lawrence Melo disse que os policiais militares eram lotados na mesma unidade. Eles já vinham sendo investigados pela Seic por conta das duas vítimas estarem praticando atos criminosos.
“Tanto os autores como as vítimas vinham praticando atos criminosos. A ação policial a qual eles informaram às vítimas não foi registrada como missão. Suspeita-se que os acusados tenham realizado uma isca contra os policiais. O cumprimento de Mandado de Prisão tinha sido realizado desde fevereiro de 2017, ficando sob análise da justiça até esta data. 

Os acusados, após investigações da Polícia Civil, foram presos pela Polícia Militar. O Josuel Alves foi preso em São Luís, e o Tiago Viana na cidade de Bom Jesus das Selvas. As investigações irão continuar no âmbito da Justiça Militar”, disse o delegado.

terça-feira, 30 de maio de 2017

PMMA realiza aula inaugural do Curso de Ações Táticas Especiais nesta terça (30)

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realiz,a nesta terça-feira (30), o Curso de Ações Táticas Especiais – CATE. O evento será realizado às 9h no Quartel do Comando Geral da PMMA, localizado no Calhau.

Com duração de 67 dias, o curso tem como objetivo capacitar policiais militares para o desempenho de missões que exijam especializações e doutrinas relativas às atividades de Ações Táticas Especiais.

Os policiais serão treinados para enfrentar situações de alta complexidade, tais como: gerenciamento de crises, segurança de dignitários, mergulho, salvamentos aquático e em altura, atividades de resgate de reféns, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e atividades de alto risco em zonas urbanas, rurais e de selva. Além dos treinamentos citado, o curso conta também com instruções de tiro de precisão, operações rurais, assalto tático, operações aéreas, intervenção em presídios, ocorrências com explosivos e outras.

Paço do Lumiar - Preso homem que abusou sexualmente de menino de 5 anos de idade

Policiais Civis lotados na Delegacia do Maiobão deram cumprimento ao mandado de prisão temporária em desfavor de Antonio Adailson Ferreira, (42), pela prática de estupro de vulnerável, contra uma criança, um menino, de 5 anos de idade.

Como se não bastasse o caso absurdo e revoltante, o preso ainda é avô/padrasto da criança.

Os abusos ocorreram quando os pais que residiam próximo ao agressor, no Maiobão, Av. 14, sempre que saiam deixavam a criança com o  criminoso.

Atualmente a família reside na Estiva. A criança narrou o ocorrido aos pais, os investigadores já monitoravam o agressor, hoje ao ser decretada a prisão foi de logo dada cumprimento; o indivíduo foi encaminhado ao Centro de Triagem em Pedrinhas.

Três policiais são presos por tráfico, homicídio e extorsão

Três policiais militares foram presos em Imperatriz, a 626 km de São Luís, suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídio e extorsão. Dois deles estão lotados em Imperatriz e outro é da PM do estado do Pará.

Os suspeitos foram identificados como Breno Duarte Bezerra e John Mike Barros de Sousa (ambos da PM do Maranhão), além de Helson Nascimento Assunção da cidade de Paragominas (PA). Eles estavam sendo investigados pelo Serviço de Inteligência da polícia há algum tempo.

Breno foi preso na tarde de segunda-feira (29). Ele faz parte da Companhia Independente de Amarante, lotado na cidade maranhense de Buritirana. É a segunda vez que ele é preso por suspeita de homicídio. Em setembro do ano passado foi preso por um duplo assassinato.

Além dele, a ação conjunta da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa e da Delegacia Regional de Imperatriz, deu cumprimento a mais dois mandados de prisão contra os policiais militares Jhon Mike Barros de Sousa, do 3° Batalhão, e Jack Helson Nascimento Assunção, de Paragominas, situado no estado do Pará.

Na casa do policial Jhon Mike, além das armas de uso, a polícia encontrou outras armas de fogo que serão periciadas. Na semana passada, outro policial foi preso, o soldado Hermano da Companhia Independente de Amarante. Ele esteve no quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), mas foi transferido para a capital, por suspeita de corrupção ativa.


A operação Diamante Negro continua e outros pedidos de prisão podem ser feitos, segundo avaliou o comando operacional da ação.

São Luis - Comissão de Direitos Humanos pediu e homem que agrediu a mãe sai de Pedrinhas

O clima em pedrinhas ficou tenso desde o momento em que o agressor foi preso e passou a ocupar uma cela sozinho naquele complexo presidiário. Presos ficavam gritando durante a noite que queriam fazer uma visita a ele.

Então, após os apelos da Comissão de Direitos Humanos, desde ontem que Roberto Elísio foi transferido para uma cela, onde fica sozinho, na chamada Regional São Luís, que é um presídio se segurança máxima onde estão só os bandidos perigosos e chefes de facções, mas nenhum terá acesso a ele.

Bacharel  em Direito, Roberto Elísio foi filmado pela própria esposa agredindo a mãe, 84 anos, que é professora aposentada do UFMA e do Estado, além de ter uma aposentadoria do falecido marido que era auditor fiscal. O redimento chega a R# 38 mil mensais, mas por causa de empréstimos contraídos pelo filho, ficou recebendo apenas R$ 12 mil.

Quem denunciou Roberto à Delegacia do Idoso foi o próprio filho dele que levou as imagens. A partir daí a promotoria pediu a prisão do bacharel, bem como a Delegacia do Idoso, que foi acatado pela 8ª Vara Criminal. Ele foi preso na tarde de sexta-feira.

Nesta segunda feira (29), o bacharel em Direito, Roberto Elísio Coutinho, foi visto chegando para uma audiência no Fórum desembargador Sarney Costa, localizado no Calhau, em São Luís. Ele estava acompanhado de um agente do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No final da Audiência de Custódia, a prisão dele ficou mantida.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

GSA DO 9°BPM COM O APOIO DO GSA/DIAE TIRA UMA ARMA DE FOGO DE CIRCULAÇÃO

A equipe após receber denúncias anônimas de que no local citado poderia ser encontrado vários elementos portando arma de fogo e traficando drogas. Os militares com base nessas denúncias se deslocaram até o local denunciado e após revista pessoal no conduzido foi encontrado em poder do mesmo o revólver apreendido.

 
Diante dos fatos foi dado voz de prisão, conduzido e apresentado no 8°DP para serem tomadas as medidas judiciais e providências cabíveis.

 
Obs.: Vale ressaltar que o elemento afirmou ser membro da facção e que constantemente se digladiam com elementos do bairro da Alemanha, que pertencem à facção rival.

 
O conduzido é suspeito de ter participado de um homicídio no último domingo dia 21/05/17 ocorrido no bairro da Alemanha, onde será investigado pela autoridade policial competente e também se a arma apreendida foi usada no crime.                       

•MATERIAL APREENDIDO:

-01(um) revólver cal.38 de marca Taurus de numeração "C 1996743"

-05(cinco) munições intactas do mesmo cal.38

 

Suspeito de traficar entorpecentes é interceptado por militares do 9°BPM

O 9°BPM por intermédio da equipe Raio Charlie prendeu o nacional Mateus Felipe Ferreira Sousa, 18 anos, pelo crime de tráfico de drogas, no bairro do Angelim na última terça-feira (23).  

A equipe Raio Charlie realizando patrulhamento ostensivo para averiguar à veracidade de algumas denúncias sobre intenso tráfico de drogas, no local supracitado. Os militares diante das informações necessárias e breve conhecimento do local realizaram um cerco no qual obtiveram êxito em capturar o conduzido que tentou empreender fuga, correndo, até se deparar com uma fragmentação da guarnição, que o aguardava. De pronto foi percebido pela equipe que o Mateus dispersou um frasco branco ao perceber a presença policial sendo encontrado ainda todo material apreendido abaixo.

O conduzido foi apresentado com escoriações no rosto, ocasionada pela tentativa frustrada de fuga, ao plantão do Cohatrac para as devidas providências judiciais.
 
MATERIAL APREENDIDO:
-71(setenta e um) papelotes de substância entorpecente, aparentemente, crack;
-r$51,00(cinquenta e um) reais, em cédulas variadas.  

Por: Rose ASCOM

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Delegado Geral da Polícia Civil Lawrence Melo recebe Medalha do Mérito da Polícia Civil

O Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo recebeu na noite desta quarta-feira (24) durante solenidade alusiva e cívica ao “ Dia da Polícia Civil ” realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado do Pará, a mais alta comenda da instituição, a Medalha do Mérito da Polícia Civil.

A medalha do Mérito Policial Civil é concedida a civis, militares e servidores públicos que tenham prestados relevantes contribuições à Polícia Civil brasileira, bem como visa reconhecer policiais civis que se destacam por seu valor pessoal e profissional contribuindo para a projeção da Polícia Civil em âmbito estadual e nacional.

O convite foi feito pelo presidente do Conselho Superior da Polícia Civil (Consup) e também Delegado Geral da Polícia Civil paraense, Rilmar Firmino de Sousa, após decisão durante reunião extraordinária. Tal órgão é deliberativo, normativo e consultivo, trata-se da última instância de recursos no âmbito do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), responsável por promover a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos quanto à segurança e a riscos coletivos.

Além do Delegado Geral Lawrence Melo, outras autoridades entre civis e militares de renome nacional foram agraciadas com a honraria. “ É com muita honra que recebo essa homenagem da instituição e a dedico para todos os policiais civis que atuam de forma profissional e dedicada em meio as suas batalhas. A Polícia Civil do Maranhão sempre atuará em prol da segurança e da cidadania” disse Lawrece melo.


Por: Anselmo Oliveira

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS É PRESO SUSPEITO DE FACILITAR FUGA DE CUSTODIADOS EM SÃO MATEUS

A Polícia Civil por meio da delegacia de São Mateus, conseguiu cumprir na manhã desta quarta-feira (24), mandado de busca e apreensão e prisão preventiva em desfavor do auxiliar de serviços gerais que prestava serviços na Unidade de Polícia Judiciária de São Mateus, Mauro Lúcio Alves,
Informes do delegado Daniel Moura, relata que durante a madrugada do dia 01 de maio do corrente ano, houve uma fuga ocorrida nas dependências da Unidade de Polícia Judiciária do Município. Após investigações foi apurado que Marcos havia colocado um pedaço de serra em uma das celas da unidade, o que teria facilitado a fuga de cinco custodiados.
Diante do resultado das averiguações, o Juízo da Comarca de São Mateus deferiu a representação das medidas cautelares, contra o investigado.
Vale ressaltar que durante o cumprimento do mandado foi encontrado na residência de Mauro um revolver calibre .32 e munições.

POLÍCIA CIVIL PRENDE RESPONSÁVEL POR ENVOLVIMENTO NA FUGA DE PRESÍDIO EM SÃO LUÍS

Uma mega operação foi desencadeada no final da tarde desta terça-feira (23), por volta das 16:00hs, envolvendo a Polícia Civil do Maranhão culminando na prisão de um criminoso envolvido na fuga dos internos de Pedrinhas, neste domingo (21). Durante o confronto houve disparos de armas de fogo, onde Leonilson dos Santos Nascimento, o “Codó”, fora preso, e dois criminosos alvejados. Os dois atingidos foram identificados por Ronalth Correa Coelho, 36 anos, e o Valdemir Laurindo Flores, 41 anos, “O Baleado”. Eles não resistiram ao ferimentos, ao darem entrada no hospital de emergência.
A operação contra os criminosos fora iniciada por meio de uma denúncia anônima, mediante uma ligação telefônica encaminhada aos policiais da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), onde informava que parte do dos criminosos foragidos da Penitenciária de Pedrinhas, estavam no bairro da Vila Conceição. Em prosseguimento fora montada a mega operação com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), onde os suspeitos foram localizados e cercados no bairro da Vila Conceição. Dentre eles, Leonilson dos Santos Nascimento, o “Codó”, acusado de ter organizado e comandado o resgate no presídio de São Luís.
O Superintendente adjunto da Senarc, Valdenor Viegas que integrou a força tarefa informou acerca da ação contra os acusados, que “Os bandidos revidaram, ocasionando em uma troca de tiros. Durante a ação, dois investigadores foram atingidos nas mãos. Um novo cerco foi montado e houve novo confronto, onde os criminosos se homiziaram para uma outra residência, localizada no mesmo bairro. Os policiais cercaram a residência e em novo confronto, foram alvejados o Ronalth Correa Coelho, o “Bebezão”, que era também chefe da quadrilha, o Valdenir Laurindo Flores. Em sequência, o criminoso identificado por Leonilson dos Santos Nascimento, o “Codó” teria feito reféns e os ameaçando de morte. Após uma negociação envolvendo os policiais da Seic e Senarc, o Codó, teria se rendido, largado os reféns e deixado atrás de si, uma pistola municiada”, destacou.
O delegado Valdenor Viegas ressaltou ainda acerca da Operação, que “Os criminosos são todos de altíssima periculosidade. Tão logo recebemos a ligação anônima, caímos em campo, ocasionando na prisão de um dos líderes dessa quadrilha. A ação resultou na morte de dois deles e na fuga de outros três”, pontuou o delegado.
Apreensão e passagens por assaltos às agências bancárias
Com os criminosos foram apreendidos um fuzil 556, que fora utilizado no resgate do presídio neste final de semana, uma pistola 9mm, um revólver e diversas munições deflagradas. O Superintendente da Seic, o delegado Tiago Bardal informou, “Que a partir da fuga do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde fugiram diversos detentos, fora iniciada tão logo, uma investigação contra os criminosos. As investigações apontavam que parte dos foragidos estavam escondidos no Bairro da Vila Conceição. O Ronalth Correa Coelho, o Bebezão, era do Goiás, com passagem de assalto a banco no Goiás, Tocantins e Maranhão, e o Valdenir Laurindo Flores, natural de alagoas, assaltante de banco e já fora preso no Piauí, Tocantins e Maranhão, e foragido de Pedrinhas, desta última fuga. O Leonilson dos Santos Nascimento, o Codó, tem passagem por assalto a banco em diversos estados”, considerou.
Os dois policiais da Senarc atingidos nas mãos pelos disparos dos criminosos foram encaminhados para hospitais de emergências na cidade, passaram por pequenas cirurgias, e estão fora de perigo. O criminoso Leonilson dos Santos Nascimento, o “Codó”, fora encaminhado para a Seic, ouvido pelos delegados e autuado em flagrante. As investigações continuarão no sentido que o restante do bando foragido da penitenciária sejam recapturados. A Operação ocasionada no bairro da Vila Conceição contou ainda com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), e da Polícia Militar.
Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                            Fotos: Nilson Figueiredo

QUADRILHA DE ESTELIONATÁRIOS É NEUTRALIZADA PELA POLÍCIA CIVIL EM PENALVA

Uma ação da Polícia Civil por meio da Delegacia da Cidade de Penalva, sob ordem de dois mandados de prisão temporária, conseguiu prender na manhã desta terça-feira (23) Raimundo Nonato Soares Moura (33), Gildean Santos Mendonça (35) e Domingos Moreira Moura, suspeitos praticarem os crimes de furto mediante fraude e associação criminosa na região da baixada maranhense.
A prisão foi coordenada pelo delegado Leonardo de Carvalho Moreira, informando que Raimundo Moura é o chefe de uma associação criminosa que atuava na cidade de Penalva e municípios vizinhos, onde intermediava empréstimos bancários.
O crime era consumado, pois tais empréstimos eram realizados sem o consentimento das vítimas, além de efetuar várias transferências do valor emprestado, causando prejuízos a esses cidadãos.
Diante da situação, foi solicitado aos Poder Judiciário a expedição do mandado de prisão temporária. Os presos estão custodiados na Delegacia de Penalva à disposição da justiça.
Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

CONVITE PARA A 3° AÇÃO SOCIAL DO PACTO PELA PAZ NA VILA PALMEIRA

A Secretaria de Segurança Pública por meio do Programa Pacto Pela Paz vem a público convidar a comunidade localizada na Vila Palmeira e bairros adjacentes para a “3°Ação Social”, que se realizará durante todo o dia entre as 08:30 até 17:00h de 10 de junho no Centro de Ensino de Estado Rio Grande do Norte, localizado na Rua P, no bairro Radional.
A ação tem como objetivo desenvolver várias ações com a finalidade de atender os objetos a que se propõe a lei n° 10.387/15, quais sejam; promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidade da sociedade civil e cidadãos, visando a redução da violência e a difusão de uma cultura de paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.
O evento contará com a participação da organização Cruz Vermelha; Viva Cidadão; Secretaria de Estado da Saúde, SENAI, SENAC, Faculdade Estácio de Sá; Defensoria Pública do Estado, dentre outros órgãos.
O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e o Coordenador Executivo do Programa Pacto Pela Paz, Dicival Gonçalves agradecem a sociedade maranhense.

A Polícia Civil através da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) conseguiu prender na manhã desta terça-feira (23) César França Vale Filho, vulgo “Filho” (23). A prisão foi executada por meio de um mandado de prisão preventiva pelo juízo da segunda vara do tribunal do júri de São Luís. As informações repassadas pela Seic, relatam que “ Filho” é acusado da prática do crime de homicídio qualificado ocorrido em setembro de 2016, que vitimou o agente penitenciário Jairon dos Santos Cardoso, no Bairro da Aurora. O acusado foi preso no Bairro do São Cristovão e encaminhado a sede da Seic para prestar seu devido depoimento, posteriormente deve ser recambiado a Centro de Triagem de Pedrinhas onde fica sob responsabilidade do judiciário. Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

A Polícia Civil através da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) conseguiu prender na manhã desta terça-feira (23) César França Vale Filho, vulgo “Filho” (23). A prisão foi executada por meio de um mandado de prisão preventiva pelo juízo da segunda vara do tribunal do júri de São Luís.
As informações repassadas pela Seic, relatam que “ Filho” é acusado da prática do crime de homicídio qualificado ocorrido em setembro de 2016, que vitimou o agente penitenciário Jairon dos Santos Cardoso, no Bairro da Aurora.
O acusado foi preso no Bairro do São Cristovão e encaminhado a sede da Seic para prestar seu devido depoimento, posteriormente deve ser recambiado a Centro de Triagem de Pedrinhas onde fica sob responsabilidade do judiciário.
Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

segunda-feira, 22 de maio de 2017

As Polícias Federal, Civil e Militar em ação conjunta, resulta na prisão de policial reformado por crime de homicídio

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão apresentou na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 10:00h, no Auditório Leofredo Ramos, o militar reformado Francisco da Silva Sousa, conhecido por “Da Silva”, 58 anos. 

O acusado é suspeito de envolvimento na prática do homicídio, do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Dos Santos”. O acusado Da Silva, ainda tentou contra a vida da esposa do ambientalista, Maria da Conceição Chaves Lima.

Na coletiva de imprensa foram repassadas as ações acerca da prisão do militar reformado “DA Silva”, pelo crime de homicídio e tentativa de homicídio. A sua prisão aconteceu por conta de um cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva, expedido pelo Juiz Federal da Segunda Vara Criminal, da Seção Judiciária do Maranhão. A investigação acerca do crime efetivou-se por meio da Polícia Federal, e a prisão de forma integrada entre as Polícias Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), e Polícia Militar, pela DIAE; resultando na sua prisão, na cidade de Açailândia.

De acordo com as informações repassadas na coletiva, o crime aconteceu no dia 25 de agosto de 2015, por volta das 17:00h, onde o ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues foi vítima de homicídio. Ele foi morto por meio de arma de fogo e ainda a golpes de arma branca. A ação criminosa foi realizada nas imediações da sede da fazenda Santa Bárbara, situada no povoado Rio das Onças, Zona rural do Município de Buriticupu-MA.

O casal estava abrigado na área da Reserva Biológica do Gurupi, sob a administração da Autarquia Federal Icmbio (Instituto Chico Mendes). Na ocasião da morte do ambientalista, a vítima estaria acompanhada de sua cônjuge, Maria da Conceição Chaves Lima, que também foi alvejada por projéteis de arma de fogo, mas a mesma teria resistido aos disparos. 

As vítimas, desde o ano de 2013, estavam atuando como conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi. Os crimes foram investigados, como advindos de conflitos agrários, envolvendo fazendeiros e madeireiros da região do município de Buriticupu. Durante as investigações foi descoberto, que o militar reformado Francisco da Silva Sousa, o “Da Silva” é considerado o líder de um grupo de extermínio, que age na região. As investigações continuarão, no sentido de descobrir os outros envolvidos nesta ação criminosa.

Ação criminosa advindo de conflitos agrários

Durante a coletiva, o delegado da Polícia federal, Júlio Sombra ponderou acerca do crime, que o crime teve motivação, por causa de conflitos por terras “As informações dão conta, que um fazendeiro da região, seria o mandante do crime. O fazendeiro teria contratado o Francisco da Silva Sousa, o “Da Silva”, para executar o ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues, o “Dos Santos”. O criminoso está sendo investigado ainda, pela prática de outro homicídio na região”, finalizou o delegado da Policia Federal.

Presente também, o Delegado Geral de Polícia Civil, Lawrence Melo, indagou, que “O ambientalista estava de certa forma, incomodando as ações dos fazendeiros na região. O Dos Santos estava sendo visto pelos fazendeiros, como uma pessoa que estava atrapalhando as disputas de terras na região. O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela ressaltou, que “O trabalho de investigação da Polícia Federal e a prisão por meio da Seic e da Polícia Militar foi realizado no combate às ações criminosas na região”. Após a as investigações, o autor foi descoberto e cumprido o Mandado de Prisão pela 2ª Vara por meio da Instância Federal”, concluiu o secretário de segurança.

O Superintendente Estadual de Investigações Criminais, o Delegado Tiago Bardal finalizou informando, que o criminoso estava sendo investigado pelos crimes descritos, sendo então identificado e preso em uma ação conjunta envolvendo a SEIC e a Policia Militar. 

Após ser preso, o acusado foi encaminhado ao Comando Geral da PMMA onde permanecerá à disposição da Justiça.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP    

Gsa do 9° BPM prende suspeito de traficar entorpecentes no bairro da Madre Deus

Policiais militares do 9º BPM por intermédio da equipe do GSA prenderam na tarde desta sexta-feira (19), por volta das 15:00hs, o nacional Rinaldo Ferreira Sousa, “vulgo du limão”, 46 anos pelo crime de tráfico de drogas no bairro Madre Deus, em São Luís.

Após denúncias anônimas passadas a equipe do GSA, dando conta de que no bairro Madre Deus, mais precisamente na rua São Francisco haveria uma residência comercializando drogas. 

Com base nessas informações a equipe deslocou-se até a residência do alcunha du limão, endereço esse denunciado, onde foi franqueado a entrada dos militares e após buscas no interior da residência foi encontrado todo o material apreendido.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão, conduzido e apresentado no 1°DP para serem tomadas as providências cabíveis.


Material apreendido
-03 ( três) cabeças de uma substância sólida aparentando ser crack
-01(uma) trouxinha de maconha
– R$ 54,00 em espécie
-saco plástico de cor cinza, semelhantes ao que estava acondicionado o crack
-01(um) celular LG de cor preta
Rose Silva – ASCOM/SSP

sexta-feira, 19 de maio de 2017

DUPLA É PRESA COM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA


Por volta 07:40 horas, quando a Equipe Águia (Policiamento de Motos) realizava rondas ostensivas na Vila Isamara próximo a BR 222, avistaram uma dupla de indivíduos em atitudes suspeitas, de imediato foi realizada revista pessoal em ambos, onde foi encontrado um simulacro de arma de fogo, foi preso em flagrante Elielson Sousa Pereira, 19 anos de idade, e apreendido um menor com 16 anos de idade.

Policias do Serviço Avançado do 1° BPM apreendem drogas e munições cal. 38 e 9mm na Vila Embratel

Na manhã desta quarta-feira (17), uma equipe do Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 1° BPM, conseguiu lograr êxito na captura de Vanderson Sousa (25), mais conhecido como “Baleado”, no bairro da Vila Embratel, pelo crime de tráfico de drogas e posse de arma de fogo.  

Diante de denúncias feitas ao batalhão, a equipe fez um levantamento das informações adquiridas, que desencadeou uma operação na área do Sitinho, no bairro acima citado. Depois de averiguações foi efetuado a prisão em flagrante delito de Baleado, em sua residência localizado na 2° Travessa São Pedro.

Com baleado foi encontrado um revólver calibre 38 que foi furtado durante uma ação de roubo na agencia dos correios do município de Aldeias Altas no mês de outubro do ano de 2016. Ao abrirem a segunda residência do envolvido sob autorização dele, foram descobertas oito munições cal. 38; vinte e duas munições cal. 9mm; 147 pedras de crack; 53 tof’s de maconha; 01 porção de maconha de 120G, além de material para a embalagem do entorpecente e uma balança de precisão.


Vanderson Sousa foi conduzido até o 16° DP na Vila Embratel, onde foi apresentado, bem como todo o material apreendido.  

Por: Carolina Gomes

GSA do 9°BPM prende suspeitos por tráfico de drogas e Receptação no Bairro de Fátima

Na tarde da última quarta-feira (17), por volta das 10:00hs, a equipe do GSA do 9°BPM prendeu os suspeitos Júlio Cesar dos Santos Costa “vulgo Junior guri", 36 anos, Luziane Cristina Ribeiro da Silva, 29 anos “vulgo pezão" e Adeilson Costa Filho, 34 anos. Todos foram presos por suspeitas de praticarem Tráfico de Drogas e Receptação no bairro de Fátima.

Após informações repassadas para a equipe do GSA, davam conta de que uma mulher conhecida como “pezão”, moradora do bairro Areinha, havia furtado um aparelho celular de uma vítima. Com base nas informações os militares se deslocaram até a residência da suspeita e ao ser indagada ela assumiu o delito e disse que teria vendido para uma pessoa de nome Júnior que morava próximo aquele local.

De imediato a equipe se deslocou até a casa do júnior, onde ele se encontrava no seu depósito de bebidas, que autorizou a entrada no estabelecimento e assumiu ter comprado o celular da conduzida pezão. Que após buscas no depósito foi encontrado uma porção de droga conhecida como crack, o celular furtado e o restante do material apreendido.


Diante dos fatos foi dado voz de prisão, conduzidos e apresentados no 2°DP do João Paulo para serem tomadas as medidas judiciais e providências cabíveis. 

Por: Rose Silva

Preso homicida na capital pela Polícia Civil

Uma ação desenvolvida pela Polícia Civil por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), conseguiu cumprir mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (19), de Mayron Sadine dos Santos (27), o “Tico”, na Praça Deodoro, na Capital, pelo crime de homicídio.

Informes do superintendente da SEIC, Tiago Bardal, relatam que Tico é acusado da prática do crime de homicídio qualificado ocorrido no ano de 2014, em desfavor de José de Ribamar Ferreira Pernambuco.
O mandado foi expedido pelo Juízo da 2° Vara do Tribunal do Júri de São Luís.

Carolina Gomes 

Polícia Civil prende casal do tráfico no bairro do São Francisco

A Polícia Civil por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), efetuou na noite desta quinta-feira (18), a prisão do casal Anderson Lucas Sousa (18), mais conhecido por “Ansinho” e Cristiane Santos Mendes, a “Mel”, por tráfico de drogas, no bairro do São Francisco.

De acordo com informes do superintendente da SENARC, Carlos Alessandro, denúncias feitas via aplicativo WhatsApp de que havia uma casa localizada na Avenida Rio Anil, Portelinha, no referido bairro acima citado, que funcionava como ponto de venda de entorpecentes. Levaram investigadores a fazer levantamentos dessas informações e, de posse dos dados se deslocaram até essa residência. Com a dupla foi apreendida 31 pinos de cocaína e a importância de R$ 239,00 em espécie.

Ansinho e Mel foram conduzidos às dependências da SENARC onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Carolina Gomes – ASCOM/SSP

Polícia Civil promove palestras de combate as drogas em escolas de Barra do Corda

Como incentivo a um projeto social de polícia cidadã, a Polícia Civil da cidade de Barra do Corda ministrou nesta semana, várias palestras em escolas das redes públicas e municipais no intuito de combater o uso de drogas, bem como aproximar a pasta da segurança pública da geração futura, além de quebrar paradigmas negativos e estabelecer confiança, respeito e parceria.

Cerca de 400 alunos do ensino fundamental e médio participaram das palestras que ampliaram o conhecimento dos alunos, com atividades extracurriculares. Em pauta estava temas relacionados ao consumo e venda de drogas, crimes cibernéticos, bullying e desacato a servidores no âmbito escolar.


A presença da Polícia Civil empolgou as crianças e adolescentes que aproveitam ainda o momento tirar suas curiosidades sobre como é a vida de um policial civil. 

“Esse projeto consiste em um trabalho contra o uso das drogas alertando nossas crianças e jovens cordinos sobre os males que as drogas causam aqueles delas fazem uso.” disse o delegado regional Renilto Ferreira.

Anselmo Oliveira 

quinta-feira, 18 de maio de 2017

RAPOSA - 13º BPM e RONDA ESCOLAR VISITAM ESCOLAS



O Comando de Segurança Comunitária, por determinação de sua comandante a Coronel Augusta, esteve na cidade de Raposa através da Ronda Escolar Sd. Guimarães e Sd. Nascimento e 13º BPM através do Major Renato, estiveram visitando várias escolas visando uma polícia mais próxima da comunidade e a desconstrução do entendimento de que a atividade de policial é apenas repressiva, esteve nas escolas do município de Raposa, o projeto RONDA ESCOLAR. 

Ministrando Palestra com o tema de Prevenção à Violência e ao uso de Drogas no Ambiente Escolar, nessa perspectiva, palestras realizadas a pedidos das escolas devido à violência e vandalismo, este projeto objetiva uma segurança pública que vise à construção dos direitos humanos, a partir do exercício da cidadania. Este é o ponto de partida para o desafio de buscar novas formas de policiamento no momento em que aproxima o efetivo policial da comunidade infanto-juvenil. 

A atividade aconteceu nas quatro salas de aulas do 8º e 9º ano da escola Jarbas Passarinho e na escola José França  nesse sentido, essa nova tomada de ação, vem atender às diretrizes do Plano de Metas da Unidade e está em consonância com a busca da dignidade da pessoa humana que está tutelada na nossa Constituição Federal como princípio norteador de todas as normas. Esse espaço, além de promover a integração polícia e comunidade escolar, trará a interação e o envolvimento com outros atores e órgãos que atuam na área da infância e adolescência em toda área de responsabilidade do Batalhão que compreende a Cidade de Raposa.