Páginas

terça-feira, 2 de maio de 2017

Espadim Tiradentes marca comemoração dos 24 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias



A entrega do Espadim Tiradentes marcou as comemorações de aniversário de 24 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Como parte da programação, no início da noite de sexta-feira (28), foi realizada uma grande solenidade militar marcando a importância da data para a principal unidade de ensino da Corporação.

Quarenta e quatro cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) receberam o Espadim Tiradentes, durante a 22ª formatura militar do curso que aconteceu na sexta-feira (28), às 18h, no pátio do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luís.
                                                    

O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. Possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos. O cadete (aluno do curso) tem em seu currículo escolar disciplinas fundamentais, profissionais e complementares, além do Estágio Prático Supervisionado. Ao final do curso, o cadete é graduado  como Bacharel em Segurança Pública e declarado Aspirante a Oficial PM sendo, após seis meses de estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente da PM.

A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os Cadetes do CFO recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à Polícia Militar do Maranhão e à sociedade maranhense. Ela é conferida ao cadete que a utilizará durante o curso em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o ‘Tiradentes’.

O comandante da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira, disse que a Academia de Policia Militar Gonçalves Dias é a melhor academia do Brasil, ressaltando o processo de ensino na aprendizagem de cada cadete e posteriormente oficiais da Polícia Militar do Maranhão. O coronel parabenizou todos os novos cadetes pela vitória alcançada nessa nova etapa de suas vidas.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou a importância da profissão do ser policial e da nobre missão que os cadetes iniciam na academia. “O policial militar é peça essencial do Estado democrático de direito atendendo a toda sociedade na manutenção da ordem pública”. Jefferson Portela também enfatizou a busca pelo comportamento exemplar que o policial deve seguir. “Marche na marcha eterna do bom caminho, buscando bons caminhos. Tenham força e garra nessa força pujante e não recuem jamais”, declarou o secretário.

Sobre a Academia Gonçalves Dias

A Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

Nesses 24 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário