Nos últimos dias, o atual comandante da PMMA, Cel. Pereira, que é um oficial R/2, vem sofrendo sistematicamente ataques por parte de alguns insatisfeitos.
Entendendo o que é um oficial R/2
No Exército brasileiro, há a figura dos oficiais temporários denominados R/2, estes não são formados na Academia de oficiais do Exército, AMAM (Academia Militar das Agulhas Negras), são oficiais temporários que cumprem determinado período no Exército do Brasil, após esse tempo eles são exonerados, ou na linguagem militar, dão baixas.
No Maranhão, na década 1990, mais de 40 oficias R/2 foram incorporados na PMMA, estes advindo do Exército. Esses oficiais ingressaram diretamente no quadro de oficiais QOPM(Quadro de Oficias da Polícia Militar), por ter sido aprovados em concurso público , conforme edital nº 003/91, datado de 12 de setembro de 1991. Na época a PM, não tinha academia de formação de oficiais, esta foi criada somente em 1993.
A partir de então os oficiais R/2, foram alvo de várias críticas por parte de alguns. Contudo, o tempo passou e hoje quase todos, são oficias superiores: Coronéis, Tenentes Coronéis e Majores.
Essa introdução foi para que as pessoas entendam um pouco qual a origem dessas polemicas.
O grande epicentro de tudo está justamente por que a Polícia Militar é hoje comandada por um oficial R/2, que nos bastidores sofre uma grande conspiração de grupos insatisfeitos com o atual comandante.
O Cel. Pereira vem se destacando por ter uma postura democrática entre os policiais militares, principalmente com os Praças, que tem corrido na boca miúda e nos grupos de redes sociais como um dos melhores comandantes da história da PMMA.
O oficial tem desenvolvido um exímio trabalho no combate a criminalidade, conseguiu fazer o que poucos ex-comandantes da PMMA conseguiram: Trazer a paz e a estabilidade no relacionamento com sua tropa.
Tudo isso, é claro tem incomodado muita gente. Primeiro por que é um oficial R/2 que está comandando a PM, outra pela aproximação com os praças que tem sido uma relação muita amistosa.
Seus opositores tem tentado encontrar falhas no seu comando, tem criado factoides para de certa forma desestabilizar seu comando que segue firme e forte.
Todavia, seus opositores sabem do prestígio e da força no meio da tropa que o “ Caveira” tem. Já tentaram até propagar sua exoneração, no entanto o “Pereirão” está mais forte do que nunca a cada tentativa.
Por: Ebnilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário