Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2019

Comandante geral comemora um ano de comando da PM

Um Culto em ação de graças que aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA nessa manhã (29/03), em gratidão a Deus, pelo primeiro ano de comando do Cel PM, JORGE ALLEN GUERRA LUONGO à frente do comando da Polícia Militar do Maranhão, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, em São Luís e contou com presença, Oficiais e Praças da Corporação, além de familiares e convidados.
Segundo Luongo, ao longo desses doze meses de comando, teve como objetivo realizar ações em busca do fortalecimento da tropa, valorização dos profissionais e reforço do serviço de inteligência. “Hoje tenho orgulho em dizer que consegui realizar muitas transformações dentro da instituição, graças ao apoio de assessores que foram importantes conselheiros e instrutores”.

Estiveram presentes na comemoração o ex-deputado Costa Ferreira, comandante do CBMMA Cel. Célio Roberto; Coronel Izaac Sub-Comandante do CBM-MA; Coronel Edilene; coronel Augusta Andrade Comando Comunitário, Coronel Glauber CPAI-7, Coronel Edivaldo CPAM 3, Coronel Sodré COE, Coronel Luis Comando Maior, Major Andrade Batalhão Tiradentes; Coronel Vaz CIOPS; Coronel Adenilson; Coronel Coronel Edeilson CPE e demais comandantes e diretores da PM e familiares do coronel Luongo.

quinta-feira, 28 de março de 2019

CENTRO DE EQUOTERAPIA DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO EXEMPLO DE CIDADANIA


A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por intermédio da Polícia Militar, em parceria com a Associação Maranhense de Equoterapia e uma Equipe de Multiprofissionais Voluntários, desenvolvem um excelente trabalho em suas dependências, através do Centro de Reabilitação, que tem o propósito de desenvolver e oferecer a pratica da Equoterapia para crianças, jovens e adultos com deficiência e/ou necessidades especiais de todo o Estado do Maranhão.
 
Criado em 20 de janeiro de 2005 através do Decreto Lei nº21.021, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque s/n, Calhau, no Quartel do Comando Geral da PMMA. O principal objetivo é possibilitar a inclusão social e educacional de pessoas portadoras de necessidades especiais e seus familiares, através do uso do cavalo com acompanhamento de profissionais capacitados.


Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
 
ATENDIMENTO

A Equoterapia possui uma equipe multiprofissional capacitada para diversos tipos de atendimentos, entre eles: hipnoterapia, pratica esportiva, dançaterapia, atendimentos psicológico, nutricional, fonoaudiólogo, fisioterapia, terapia ocupacional, assistente social e neurologista.

 
CURIOSIDADES SOBRE O USO DO CAVALO

1- Movimento tridimensional do dorso
Ajuda a fornecer imagens cerebrais sequenciais e impulsos importantes para se aprender ou reaprender a andar.
2- Movimento rítmico-balançante
Estimulam o metabolismo, regulam os tônus e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório.
3- Movimento e mudança de equilíbrio constante
Estimulam o sistema vestibular e solicitam uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação.
4- Imponência e altura do cavalo
Desenvolve a coragem, a autoconfiança, a concentração, sentimento de independência.
5- Docilidade e o contato do cavalo
Desenvolve a calma, a capacidade social e na comunicação.


COMO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES

Realizar o cadastro na secretaria do CEPMMA.
Documentos necessários:
• Duas fotos 3x4;
• Encaminhamento medico original;
• Laudo médico (dado pelo neurologista) - original;
• Declaração escolar;
• Cópia do comprovante de residência
• Cópia do RG
• Cópia da certidão de nascimento e ou identidade
• Cópia do cartão de vacinação

quarta-feira, 20 de março de 2019

OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA MILITAR PRENDE 04 INTEGRANTES DE UMA FACÇÃO CRIMINOSA NA CAPITAL

A Polícia Militar do Maranhão na manhã desta terça-feira (19), realizou uma operação conjunta no bairro Jota Lima, região metropolitana de São Luís, envolvendo o GTM do 6° BPM, grupamento GARRA e o GSA CPAM 2, culminando na prisão de Pedro Higor da Silva Rocha Pinheiro (20), Erondino Moraes Pereira (18), Mario Gabriel Santos (18), Wanderson Kleiton de Jesus Costa (20); Na ação foi apreendido de um adolescente infrator. Os maiores foram autuados por associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, e corrupção de menor.

Após os militares receberem informações a respeito de recorrentes confrontos armados entre criminosos de facções rivais na região do bairro da Jota Lima, ocasionando na disputa de território de tráfico de drogas. No sentido de inibir as ações de crime no local, o grupo de serviço avançado do CPAM 2, passou a proceder levantamentos de inteligência e identificou um imóvel, onde membros de uma organização criminosa estariam utilizando como base de concentração e para a prática do tráfico de drogas. Diante dos dados colhidos fora feita a busca e apreensão na residência, onde foi encontrado os cinco indivíduos. Eles estavam de posse de um revólver calibre 38, contendo 02 munições intactas; uma arma de fogo artesanal, contendo uma munição intacta de calibre 12; 106 trouxinhas de maconha; 19 trouxinhas de crack e uma capa de colete Balístico.

Diante dos fatos, todos foram apresentados na delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde serão tomadas as devidas providencias. Destacando que dois dos conduzidos, Erondino Moraes Pereira e Pedro Higor da Silva Rocha, estavam monitorados por tornozeleira eletrônica. O primeiro por porte de arma e o segundo por tráfico de drogas.

Polícia Militar prende assaltantes de coletivos nas proximidades do Angelim e apreende menores

Ações de pronto enfrentamento contra a criminalidade culminou por meio da Polícia Militar na prisão de um grupo envolvido com assaltos a coletivos, nas proximidades do bairro do Angelim. A ação contra os ciminosos fora por meio do Batalhão Tiradentes. Foram apreendidos três adolescentes infratores.
O grupo foi preso na noite noite desta terça-feira (19), por volta das 20hs, pelo Batalhão Tiradentes. Os criminosos estavam nas proximidades da Makro, no intuito de realizar assaltos a coletivos. Foram conduzidas para a delegacia, 06 pessoas, sendo 01 homem, 02 mulheres e três adolescentes infratores. Com eles foram encontrados, uma arma de fogo e uma arma branca.

terça-feira, 19 de março de 2019

PACTO PELA PAZ FORMA CONSELHO COMUNITÁRIO NA CIDADE DE CAXIAS

A população da cidade de Caxias, recebeu uma equipe do Pacto pela Paz, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão, para acompanhar palestra proferida pelo Ten Cel PM Ivan Gois, no que conserne a Lei n° 10387, que criou o programa Pacto pela Paz e instituiu os Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, sancionada pelo Excelentíssimo Governador do Estado- Dr. Flávio Dino.
A referida lei, incentiva a participação popular, em reuniões mensais, para busca dos problemas relacionados a área de circunscrição, sempre de forma pacífica, porém conjunta com o incremento dos Conselhos Comunitários pela Paz.
Encerrada a primeira parte, fora continuado os trabalhos como Investigador de Polícia Civil- Klinger Moura, que coordenou a escolha e eleição, por aclamação popular, e obtendo, ao fim das discussões, 20 (vinte) Conselheiros da comunidade caxiense.
A terceira parte do processo, consistiu na capacitação dos conselheiros, realizada pelo Ten PM Jorge Ferreira.
Ao concretizar todas as etapas, ficou assim a composição da diretoria do Conselheiro Comunitário de Caxias:
Presidente: Reginaldo Pinho;
Vice-presidente: Maria de Jesus Martins;
1a Secretária: Marta Surama;
2° Secretário: Wagner José;
Secretário de Assuntos Sociais: Carlos Henrique Souza.
Com essa derradeira formação e capacitação na região dos cocais, mais especificamente, na cidade de Caxias, já estão reunidos, sob a Coordenação Executiva, 92 (noventa e dois) CCPs no Estado do Maranhão.
O Coordenador Executivo do Pacto pela Paz é Delegado de Polícia Civil Dr. Dicival Gonçalves da Silva, a quem coube a responsabilidade profissional de encaminhar seu Staff, para este emocionante momento.
O Dr. Jeferson Portela- Secretário de Segurança Pública do Maranhão, tem sempre registrado a importância dos Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, seus esforcos e suas conquistas ao longo destes três anos de criação.
O TC PM Maurício Robson- Coordenador Regional da região dos Cocais e o TC PM Márcio Rogério,- Cmt do 2° BPM de Caxias, entusiasticamente, incentivaram e mobilizaram as comunidades, trouxeram além dos representantes da sociedade civil organizada, diversas autoridades locais, entre as quais vale citar, o Prefeito da Caxias- Fábio Gentil, o Delegado Jair Paiva- Regional de Caxias, a representante do Fórum- Dra Roseane Sousa, a Sra Auramélia Soares- Secretária Municipal da Mulher, Sgt PM Mesquita- Secretário de Segurança Pública Municipal, Sgt Moisés- Vereador de Caxias, Sr Carlão Soares- Vereador de São João do Sóter, além do Sr Júnior Martins- Diretor da AGEP.

CRIANÇA É HOMENAGEADA NO DIA SEU ANIVERSÁRIO POR POLICIAIS DO 26° BPM

Um dia especial para o pequeno James Gustavo, filho de Osilene Silva e James Bonjardim Martin, jamais esquecer. Ele completou na última quarta-feira, 13 de Março, 11 aninhos.  Admirador da Polícia Militar há alguns anos, James tinha o sonho de conhecer o quartel militar e tirar uma foto com o comandante do Batalhão de Açailândia.
Sabendo disso, uma equipe da Força Tática se deslocou até a escola onde ele estuda com a missão de surpreendê-lo. Emocionado, o garoto fã da PM não conteve as lágrimas ao perceber que seus heróis estavam ali para homenageá-lo. Na ocasião, ele foi convidado pelos policiais a fazer um passeio de viatura pela cidade.  Mas antes disso, uma “blitz” em sua casa para vestir o fardamento completo que sua mãe mandou confeccionar.
Já a caráter, e devidamente incorporado na guarnição da Força Tática, seguiram para o 26° Batalhão de Polícia Militar, onde foi recebido pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Jonilson Diniz Duarte. Alegre o garoto acompanhou um pouco da rotina militar e pôde conhecer as instalações do quartel.

 E não parou por aí! O aniversariante ainda ganhou um delicioso café da manhã todo especial feito pela querida Cabo Fabiane Resplandes. Na ocasião, o comandante aproveitou o momento para presenteá-lo com uma simbólica miniatura da viatura da Polícia Militar. “Ações como essas nos faz renovar as forças, e a cada dia ter mais prazer em realizar o nosso trabalho. Essa é a polícia militar, lado a lado com a sociedade”. Afirmou o comandante da unidade.
Já para o pequeno James Gustavo, morador da Vila Bom Jardim, esse 13 de março de 2019 será um dia que vai ficar marcado para sempre em sua memória.

segunda-feira, 18 de março de 2019

GUARDA-VIDAS NA ESCOLA

O Projeto guarda-vidas nas escolas visa minimizar o problema do afogamento, focando em ações de prevenção.
Para isso o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMAR) oferece às escolas da rede pública e privada palestras específicas com dicas de segurança para conscientizar as crianças sobre qual comportamento mais adequado se deve ter durante os momentos de lazer nas praias.

As orientações são voltadas para crianças entre 8 e 12 anos. Os diretores de escolas podem solicitar o agendamento e mais informações sobre a palestra pelo endereço eletrônico:
guardavidasnaescolabbmar@gmail.com

BOMBEIROS DO 10º BATALHÃO REALIZAM SIMULADO OPERACIONAL EM UM SHOPPING DA CIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar Maranhão (CBMMA), por meio do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), sediado em São José de Ribamar, realizou na manhã deste domingo (17) um simulado operacional de combate a incêndio no Pátio Norte Shopping, em São José de Ribamar.

A simulação consistiu no atendimento à uma ocorrência com fogo originada no interior de uma loja, localizada na praça de alimentação do shopping. No local, duas vítimas, a primeira com queimaduras de 2º grau ocasionadas pelo contato com o calor das chamas vindas da praça de alimentação e a segunda vítima, um trabalhador que caiu de uma altura de 4 metros e teve fratura exposta na tíbia direita. 

Após a identificação da ocorrência, a equipe de segurança do shopping acionou o Corpo de Bombeiros, e deu início ao atendimento das vítimas por meio de sua própria brigada de incêndio. As viaturas de socorro foram acionadas por volta das 08h42min, em aproximadamente 08 minutos todo o aparato para o atendimento já estava posicionado no estacionamento do shopping realizando a análise da cena e dando início ao combate.

O fogo foi controlado de forma rápida e eficaz pela equipe de socorro, as vítimas foram localizadas, atendidas e transportadas de forma segura. O tempo total gasto até o abandono da área, após a retirada das vítimas e do combate às chamas foi de aproximadamente 12 minutos.

“O treinamento é crucial em uma situação real de emergência, e principalmente para que toda a equipe orgânica esteja preparada para dar um primeiro atendimento” relatou o gerente de operações do shopping Daniel Ribeiro.

O tenente Eduardo, chefe da seção de capacitação, participou do simulado e destacou a importância de treinamentos semelhantes a esse. “A realização dos simulados e treinamentos de emergência são de extrema importância para aumentar a eficácia das equipes diante dos sinistros, permitir uma melhor avaliação e emprego dos preventivos do estabelecimento, testar o tempo resposta das esquipes de socorro e sobretudo, identificar possíveis falhas e pontos a para serem superados”.

O simulado contou ainda com o apoio da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, com a Polícia Militar, agentes do SAMU e toda a equipe de segurança e brigada de incêndio do shopping Pátio Norte.

POLÍCIA MILITAR APREENDE QUATRO COLETES BALÍSTICOS NA BR 135

Na tarde do último domingo (12), a Polícia Militar através do 21°BPM realizou uma ação que concluiu com a detenção de Luís Davi Diniz Costa (18) e Elenilson Pinheiro Diniz Nascimento (30), além de apreender um adolescente de 16 anos. Com o trio foi apreendido quatro coletes balísticos na BR 135.
Durante um trabalho de patrulhamento na rodovia que corta a zona rural de São Luís, a Polícia Militar avistou um veículo preto em atitude suspeita, sendo necessário um acompanhamento tático e posteriormente uma abordagem ao mesmo.
Uma vistoria no interior foi realizada e além dos quatro coletes balísticos, a guarnição localizou joias, celulares e uma trouxa de maconha. O trio detido, não soube informar a origem do material, o que resultou na prisão e condução do caso a Delegacia da Cidade Operária para as providencias cabíveis.

CURSO DO 5º COSAR NO MÓDULO DE OPERAÇÕES FLUVIAIS EM ESTREITO, VISANDO INAUGURAR A BASE VOLANTE NA REGIÃO DE BURITICUPU E SANTA LUZIA

Destacando as ações das forças de segurança no sentido de combater os crimes praticados contra as instituições financeiras nas regiões fronteiriças do Estado do Maranhão, o 5º Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (COSAR). O curso do Cosar encontra-se no seu 04 dia de instrução. O Curso iniciou as primeiras instruções em São Luís, prosseguirá pelo município de Estreito, no módulo de Operações Fluviais. Na sequência para Carolina e Imperatriz, na parte de Operação em Altura.
O 5º Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (COSAR) objetiva em fortalecer as ações de defesa contra os ataques de criminosos nos municípios e nas fronteiras do Estado. O 5º Cosar iniciou no município de São Luís, com continuidade nesta fase em Estreito, prosseguirá para Carolina e Imperatriz. Depois a capacitação continuará por conta da 23ª Brigada de Infantaria da Selva, localizada em Marabá-PA, com o estágio em adaptação e vida na selva. 
Finalizando as instruções retornarão para São Luís, para concluir o curso. O curso do 5° Cosar incide em dias de intenso treinamento, para que o candidato posa estar apto a integrar a equipe do COSAR. Desde a inscrição dos 44 tentantes à uma vaga para o 5° Cosar, 19 participantes já desistiram, sendo que na data deste domingo, ainda restaram 25 participantes, para integrarem as vagas de tentantes ao 5º Cosar do Maranhão. O curso do 5° Cosar é também, uma realização da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Maranhão.
No estágio no módulo de Operações Fluviais em Estreito, o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Cel. Antonio Carlos Sodré, relatou, que após a conclusão do curso, os tentantes já empossados como cosarianos, integrarão a equipe do Cosar, este, partícipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O Comandante do BOPE, o Cel. Sodré, informou ainda, “O 5º Curso do COSAR do Maranhão visa formar a equipe com experiência na parte de operações rurais, para complementar o efetivo do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); O Cosar atua em várias bases no interior do estado, no combate aos assaltos às instituições financeiras” salientou o Comandante do Bope.
Base volante do Cosar na região de Buriticupu e Santa Luzia
O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e o Comandante da PM, o Cel. Jorge Allen Luongo externaram a vontade de criarem uma base volante na região, a priori, em Buriticupu e Santa Luzia. Com a desenvoltura desse curso, a Polícia do Maranhão contará com um efetivo maior, para que esse leque das operações rurais no interior do estado possa ser de uma eficiência mais abrangente. O 5º Cosar está sob a direção do Comandante, o Cel. Sodré; Como diretor do curso, o Cel. Pereira e sendo o coordenador do curso, o Maj. Rodrigues.

MAJOR DA PMMA PROMOVE TIROTEIO NO RESIDÊNCIAL PINHEIROS

Moradores da rua 10 do Residencial Pinheiros II entram em pânico na noite deste sábado (16) depois que o major da Polícia Militar do Estado do Maranhão Eduardo Pires Azevedo, surtou e efetuou vários disparos em via pública. Assustados com a atitude do oficial vários moradores ligaram para o 190 para pedir ajuda.

Guarnições do 8 Batalhão que é responsável pela área foram para o local.

Mesmo com a presença das viaturas o acusado de dentro de casa continuou efetuando disparos e isultando os colegas. Os moradores relatam que essa não é a primeira vez que o major Azevedo efetua disparos na via pública.

Ele sempre tá se envolvendo em problemas com os vizinhos. Um deles e um policial civil lotado na Superintendência Estadual de Investigações Criminais, (SEIC), que teve que deixar a casa em função das constantes ameaças feitas contra ele e seus familiares pelo oficial da Polícia Militar.

Apesar da grande quantidade de tiros disparados ninguém ficou ferido. No entanto os moradores ficaram revoltados porque o atirador não foi preso .

sexta-feira, 15 de março de 2019

Diretoria de Apoio Logístico presta homenagem ao tenente-coronel Paiva.

Homenagens e reconhecimento aos bons serviços prestados marcaram a programação de despedida do tenente-coronel Luiz Henrique dos Santos Paiva que passa para reserva remunerada após 35 anos de efetivo serviço na corporação.

O evento aconteceu na manhã de quinta-feira, 14, na área externa da Diretoria de Apoio Logístico – DAL, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, e contou com a presença do subcomandante geral da corporação, coronel Pedro Ribeiro, representando o coronel Jorge Luongo, comandante geral da PM, do subchefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Ismael Fonseca, do Diretor da DAL, coronel Barcelos, de coronéis do alto comando, além de oficiais e praças da Diretoria. Participaram também a esposa e filho do tenente-coronel Paiva.


O coronel Gilberto Barcelos destacou a capacidade profissional do tenente-coronel Paiva, enfatizando as qualidades do militar, companheiro e cumpridor de sua missão. “ O tenente-coronel Paiva sempre esteve pronto para qualquer missão que entregássemos a ele, destemido e prestativo, sempre ajudando a todos, subordinados e praças, amigos e familiares”.

O coronel Pedro Ribeiro, subcomandante geral da PM, agradeceu ao tenente-coronel Paiva pelos 35 anos de efetivo serviço prestado a Polícia Militar do Maranhão e a sociedade maranhense. “ O tenente-coronel Paiva não está se despedindo, está apenas dizendo um até logo. Ele faz parte da história da PM e todos nós um dia estaremos na reserva remunerada e posteriormente na reforma”. O coronel Pedro Ribeiro, afirmou que todos os policiais militares que estão no serviço ativo devem receber e tratar com lealdade e respeito os policiais reformados e da reserva remunerada.

O tenente-coronel Paiva, agradeceu todas as homenagens feitas pela Diretoria de Apoio Logístico – DAL, seus superiores por quem foi comandado e todos subordinados que comandou. “Tanto nas unidades operacionais e unidades administrativas trabalhei com amor e dedicação, respeitando a todos e cumprindo minha missão constitucional, sou grato a Deus, minha esposa e filhos, familiares e amigos que contribuíram na minha carreira profissional ”. Disse o homenageado.

A hipocrisia de Adriano Ex-Sarney e os helicópteros do Estado

Flagrado em 2014 usando a estrutura do Estado, então governado pela tia Roseana Sarney, como caríssimos voos de helicópteros pagos pela Secretaria de Meio Ambiente para participar de comícios com o pai durante a campanha, Adriano Ex-Sarney agora quer alegar abuso de poder contra Flávio Dino.
Em todas as entrevistas que participa e até em rodas de conversa com políticos, o assunto preferido do neto de José Sarney é o episódio da juíza de Coroatá, que tentou tornar o governador inelegível. A oligarquia aposta todas as suas fichas em um possível tapetão.
Assim como fez em 2008 com Jackson Lago, o clã tentará, via Justiça, tirar um mandato escolhido pelo povo para entregar para Roseana. E, para isso, os satélites da oligarquia, entre eles Adriano, insistem no tema para criar esperanças de renascimento do sarneyzismo na política.
Processado, agora, usando helicópteros da SEMA, é ele quem deverá se defender os abusos de poder cometidos juntos com o pai.
O deputado deveria ter vergonha do que fez, renunciar o mandato e ressarcir o erário.

Fonte: Leandro Miranda

Polícia Civil do Maranhão Prende Homem acusado de arrastar um Cachorro em moto.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz/SPCI, com sua equipe de capturas, na data de hoje, prendeu o nacional Pedro Barbosa  de Miranda de 39 anos em flagrante delito, pelos crimes de maus tratos aos animais e falsificação de sinal identificador de veículo automotor.

Pedro é acusado de conduzir um veículo motocicleta arrastando pelas ruas da cidade de Imperatriz um cachorro, o qual se lesionou chegando a desmaiar no trajeto. Fato este que chocou a população.

Após as informações a equipe de captura iniciou as investigações culminando com a localização do autor e do veículo utilizado no crime, sendo constatado naquele ato a adulteração na placa da motocicleta, com a utilização de fitas isolantes, tendo sido então dado voz de prisão em flagrante delito ao autor.

Pedro Barbosa encontra-se recolhido a disposição da justiça.

Weverton diz que a política precisa dar respostas para combater a violência contra a mulher

Weverton lembrou que reapresentou no Senado um projeto que tipifica como crime hediondo e aumenta a pena para estupro compartilhado e que seu projeto de lei que aumenta a pena para o feminicídio foi transformado em lei no final do ano passado.
O senador também pediu prioridade para seu projeto que inclui o ecocardiograma fetal entre os exames de pré-natal disponibilizados pelo SUS. “Faço um apelo para que o governo libere sua base para votar, porque já está aprovado pela Câmara (dos Deputados), só falta votar aqui”, afirmou.
Sobre o fato de a Mesa ter sido formada apenas por senadoras, Weverton comentou que “a composição feminina da Mesa tem um simbolismo relevante e justo numa luta para que as mulheres ocupem cada vez mais cargos de direção, não só hoje e não só no Senado, mas sempre e em todos os espaços”.
Pauta feminina
Na terça-feira (12), o Senado aprovou em regime de urgência projeto para penalizar, com multa, a violação do direito à amamentação, assegurando o direito das mães de amamentar em local público ou privado sem sofrer qualquer impedimento.
Também foi aprovado em regime de urgência, o projeto de lei do Senado (PLS) que obriga os condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher a ressarcirem os cofres da Previdência Social por benefícios pagos em decorrência desse crime.
Na quarta (13), foi aprovado o projeto de lei que endurece a cobrança sobre empregadores que praticam discriminação salarial entre homens e mulheres.
Os três projetos seguem para a análise da Câmara dos Deputados.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA RECEBE DEPUTADO DA REGIÃO DE SANTA INÊS, PELA AMPLIAÇÃO DE PROJETOS NAS AÇÕES DA SEGURANÇA PÚBLICA


Incidindo em ações voltadas pela política de valorização da Segurança Pública, o Secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, recebeu no gabinete da SSP, o Deputado Estadual, Felipe dos Pneus. Na pauta, a assinatura de convênios por conta da ampliação das ações da segurança na região de Santa Inês. Foram pontuados a inclusão do Projeto Pacto pela Paz na região e propostas no sentido de futuras nomeações advindo do concurso público de 2012, para a ampliação das forças de segurança na região.

Durante a reunião no gabinete da SSP, entre o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o Deputado Estadual, Felipe dos Pneus foram abordadas iniciativas que venham somar no quesito segurança pública para de Santa Inês. Segundo o Deputado Felipe dos Pneus, obtivemos grandes respostas. Uma delas foi o grande projeto do Colégio Militar, este de total interesse para nossa região. Destacamos ainda da importância da reforma do 7º Batalhão. Foi abordado ainda, a necessidade da comunidade para o Programa Pacto pela Paz, visando a necessidade necessária para a solução dos problemas da comunidade.


O Secretário de Segurança Jefferson Portela relatou que ‘’estaremos a curto prazo, conversando com as lideranças locais de Santa Inês, sobre intervenções a serem feitas pela Secretaria de Segurança em prol da comunidade; onde realizaremos parcerias com a câmera de vereadores e a Assembleia Legislativa. Levaremos na nossa comissão, o coordenador do Pacto Pela Paz, o Delegado Dicival Gonçalves. O Programa Pacto pela Paz, na ênfase, abrange todo o Estado do Maranhão, com a formação dos Conselheiros Comunitários, onde os mesmos são uma força para ajudar os problemas oriundos do nosso município. A parceria entre o Programa Pacto da Paz, visa em ampliar os problemas da comunidade, para melhorar as questões sociais da região. A Segurança Pública não é somente polícia, mas diálogo, interação e a participação popular. Levaremos também o Superintendente de Polícia Técnico Cientifico (SPTC), o Perito Miguel Alves. No tocante, de discutir a instalação do Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (ICRIM), para Santa Inês. Tudo isso com o apoio do Deputado Felipe dos Pneus e sua equipe técnica. ’’ Frisou O Secretário de Segurança, Jefferson Portela.

O Deputado Felipe dos Pneus, durante a visita ao Secretário de Segurança na SSP, relatou a importância da reforma do 7º Batalhão e da inclusão do Colégio Militar para a região. O Deputado informou ainda, ‘’Obteremos grandes respostas, acerca das demandas para a região. Levaremos notícias relevantes, como a reforma do 7º Batalhão da Policia Militar, que hoje é localizada em Pindaré-Mirim, mas, que equivale a toda região. Marcamos a curto prazo, juntamente com o Secretário de Segurança, Jefferson Portela, uma visita para Santa Inês. Um dos pontos abordados foi a respeito do Programa de Pacto pela Paz, objetivando em levar esse projeto para o nosso município. Outro ponto bastante importante é a respeito da inclusão do Colégio Militar, para os nossos jovens. Eu tenho acompanhado este grande projeto, que é de total interesse para Santa Inês. Destacamos também, a respeito da nomeação dos candidatos do concurso público de 2012, onde haverá futuras nomeações advindo deste concurso, no sentindo de haver a ampliação das forças de segurança na região, ’’ ponderou.


sábado, 9 de março de 2019

Fabio Macedo causa confusão em festa e ameaça PMs de morte

Um deputado do estado do Maranhão identificado como Fábio Macêdo (PDT), foi acusado de lesionar duas pessoas e supostamente ameaçar de morte, na madrugada deste sábado (09), políciais do Piauí, que o encaminharam para a Central de Flagrantes de Teresina após um evento na zona Leste de Teresina

O parlamentar foi preso após tentar pegar o microfone do cantor Leo Cachorrão, que estava se apresentando em uma casa de shows no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina. Ele supostamente teria agredido o músico que teria evitado que o deputado tomasse o microfone para cantar e depois, supostamente, agredido o policial que foi chamado para evitar a briga. 

Durante a condução de Fábio Macêdo para a Central, os policiais gravaram suas ameaças.

“Aí vai morrer gente. Gente mata gente. Vocês são polícia, mas gente mata gente”, diz o deputado.
“Eu não entendi”, fala o policial do Piauí.
“Mata, pode matar”, respondeu.

“Eu sou deputado estadual, eu não sou nada, não, reeleito. Eu não fiz nada”,  declarou Fábio Macêdo.
“Você lesionou duas pessoas. Um policial e outro cidadão”, falou o policial.

“Policial? Eu nem trisquei nele. Eu tenho provas também. Compadre, em trisquei em você?”, indagou o parlamentar.

“Eu estou aqui lesionado. Eu tenho testemunhas. Você me lesionou. Por isso, eu estou te levando para a Central (de Flagrantes) . Vamos ser sinceros ”, contraargumentou o policial.
“Isso é certo, isso é certo. Não fui, eu. Não fui, eu”, falou o deputado estadual.

“Por isso, eu estou te levando para a Central. Eu te convidei para ir para a Central?”, disse o policial.

“Você grita agora porque é policial, mas eu te pego”, falou o homem que se identificou como deputado estadual reeleito Fábio Macêdo.

“Você não  é autoridade , rapaz?”, indagou o policial, já bastante irritado.
“Mas, eu sou. Sou mais do que tu, sou deputado, sou rico. Vou mandar te matar, vagabundo. Vou te pegar, eu te mato. Eu vou te matar. Chama teus policiais”, falou o deputado.
“Tranquilo”, responde o policial.
“Vou mandar te matar”, retruca o parlamentar.
“Tá”, responde o policial.

“Esse cara está morto”, fala o deputado estadual, no final da gravação feita pelos policiais.

HOMEM É EXECUTADO NA AVENIDA KENNEDY

Um homem ainda sem identificação foi assassinado na manhã deste sábado (09/03) na Avenida Keneddy, Bairro de Fátima, em São Luís, nas proximidades da Secretaria Municipal de Fazenda. Ele foi alvejado na cabeça por elementos desconhecidos.

No local, a polícia ainda não tinha informações,  mas populares contaram ao blog que o crime aconteceu por volta das 9h30 e homens de moto seriam os autores do homicídio, que tem característica de execução.

A polícia fez o isolamento do local, e até às 10h o corpo ainda aguardava pela chegada do IML.

quarta-feira, 6 de março de 2019

AÇÕES DO BOPE INIBIRAM A CRIMINALIDADE NO PERÍODO DO CARNAVAL MARANHENSE

O Batalhão de Operações Especiais do Maranhão (BOPE) de forma preventiva e operacional realizaram no período carnavalesco ações de combate contra a violência na região metropolitana de São Luís.
BOPE em ações preventivas e operacionais na capital
O BOPE do Maranhão realizou ações preventivas na região da Maria Aragão, Beira Mar e ainda na área do Ceprama, através da ROTAM; onde estavam as concentrações dos circuitos de carnaval. O BOPE realizou ações de abordagens contra suspeitos de práticas de crime. As revistas aconteceram por toda a região onde estavam os circuitos de carnaval. Desde o primeiro dia de carnaval, até a última terça-feira (05), o BOPE participou das operações no sentido de garantir a segurança para o folião maranhense.
As operações visando a tranquilidade dos brincantes na região aconteceram também com ações emergenciais na região metropolitana de São Luís. O BOPE permaneceu até as primeiras horas desta quarta-feira (06), pontuando as ações da segurança na região, para garantir a volta dos transeuntes do final do período carnavalesco.

ESQUEMA DE SEGURANÇA COM TRABALHO INTEGRADO NOS CIRCUITOS DE CARNAVAL

Milhares de pessoas compareceram na noite deste domingo (03), no circuito carnavalesco da capital maranhense. As forças de segurança estão envolvidas de forma integrada pela integridade dos brincantes. A ação está sendo de importância fundamental para o sucesso da Operação do carnaval 2019. O Esquema pela segurança dos foliões conta com a participação dos integrantes da Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal, dentre a Blitz Urbana e a Defesa Civil.
O esquema montado pela Secretaria de Segurança Pública para coibir a criminalidade e garantir mais segurança nos circuitos de carnaval, está sendo de vital importância, pois vem inibindo a violência de forma geral; garantindo assim, que os frequentadores possam se divertir de forma segura, nos locais frequentados pelos foliões e seus familiares.

A Polícia Militar de forma preventiva, está usando torres de visualização, onde os militares conseguem realizar o monitoramento do local. Está sendo montada diariamente, uma base do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para atendimento emergencial aos brincantes. Por sua vez, o Batalhão de Choque vem usando um corredor de proteção, dificultando que o folião entre sem ser revistado.
Segurança para os foliões e telefones para atendimento emergencial
A Polícia Civil mantém durante o período de carnaval 2019, diversos plantões disponíveis para o recebimento de ocorrências da população. A Guarda Municipal, a Blitz Urbana e a Defesa Civil também ajudam no controle de ocorrência s diversas da região, no sentido que as famílias possam brincar sem maiores gravidades.
De forma estratégica, as forças de segurança montou um atendimento aos diversos bairros da capital, onde foram disponibilizados para atendimentos de emergêncial, os telefones de contatos: 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS); o Disque Denúncia (3223 5800), em São Luís; e (0300 313 5800) no interior.