Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

COROATÁ: POLÍCIA CIVIL FECHA COMÉRCIO ILEGAL DE ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES

Na tarde última terça-feira (28), a Polícia Civil por intermédio da Delegacia da cidade de Coroatá, que fica à 260 km da capital maranhense, deflagrou uma operação que resultou no desmonte de um comércio ilegal de armas de fogo, acessórios e munições naquele município.
De posse do mandado de busca e apreensão expedido pelo judiciário, uma equipe da Polícia Civil coordenada pelo delegado Eduardo Luís, executaram com sucesso tal cumprimento.
No local citado nas investigações policiais funcionava uma espécie de “ Minimercado”, onde foram apreendidas 640 munições de diversos calibres, 9 armas de fogo, 100 unidades contendo pólvora, 2 facas e um coldre (suporte para carregar armas de fogo curtas).
Na ação foi preso em flagrante Hildenberg Silva Pinheiro, sendo ele o proprietário do estabelecimento comercial, que posteriormente foi encaminhado à delegacia para prestar seu depoimento e onde fica preso sob responsabilidade do judiciário.
Anselmo Oliveira

Preso marido de mulher que está desaparecida há 8 dias na cidade de Alcântara

É mistério para os moradores, parentes e vizinhos. Alexandrina Garcia Costa, carinhosamente chamada de Lilika, desapareceu sem deixar pistas e a família está desesperada há 8 dias na cidade histórica.
Alexandrina Garcia Costa conhecida por Lilika, trabalhava em um restaurante de Alcântara, não foi trabalhar no dia 21, segunda-feira, foi quando perceberam sua ausência. Ela foi vista com o mariro no domingo, dia 20, com arranhões pelo rosto.
Familiares registraram um Boletim de Ocorrência na delegacia daquela cidade. O celular da mulher desaparecida encontra-se fora de área. Nesta segunda, dia 27, familiares e amigos fizeram a interdição na entrada de acesso a Alcântara para chamar a atenção do caso.
Qualquer informação do paradeiro dela pode ser feito contato  pelos números do filho Liliko (991522825).

Fonte: Luis Cardoso

SENARC APREENDE APROXIMADAMENTE UM MILHAO E MEIO DE REAIS EM DROGAS NA CIDADE DE PAÇO DO LUMIAR

A Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) comandada pelo Superintendente Carlos Alessandro,  apreendeu na manhã da quinta-feira (24), aproximadamente uma tonelada de maconha prensada, a droga de valor equivalente a 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), estava na posse de Hermerson Fabiano Carvalho Moreira, 28 anos, e Nilton Correa Oliveira, 31 anos, armazenada em uma casa no Conjunto Horizonte, Paço do Lumiar.
A operação se deu após denúncia anônima feita pelo aplicativo WhatsApp, e foi comandada pelos delegados Luciano Bastos e Valdenor Viegas.
 
Segundo investigações Hemerson Moreira é ex funcionário de Seap e possuí dois mandatos de prisão em seu nome.
Os suspeitos foram encaminhado para o Departamento de Polícia para os devidos procedimentos.
 
Jhanyfer Carvalhos

Thiago Bardal e Andrer Gossain entre os Melhores Delegados do Brasil! Censo 2017! Categoria Investigação

Em julho de 2017, o Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social completaram 10 anos de existência. Para comemorar, criou-se a escolha dos "Melhores Delegados de Polícia do Brasil", com a finalidade essencial de diferenciar e reconhecer, a partir de agora e ano após ano, os delegados que se destacarem nas atividades jurídica, investigativa e de gestão, através da eficiência e qualidade dos serviços prestados.

A verificação do histórico do delegado é uma forma de valorizar ainda mais seu empenho. A sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil. 
  
Os delegados que fazem parte do Hall dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil em 2017” foram e são avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais.

Além do acesso via Portal Delegados, ao digitar no Google a frase "melhores delegados", você visualizará a página do Portal Delegados com a lista dos melhores delegados, o que denota o sucesso e grande audiência e receptividade da campanha pela sociedade.

MARANHÃO

Aqui se destacam os delegados Tiago Bardal e Andre Gossain, ambos do Estado do Maranhão, os quais possuem um histórico exemplar com mais de uma década de trabalhos investigativos e operacionais que esclareceram várias ocorrências criminais, além de produções de cursos de aprimoramento na polícia judiciária maranhense.
Tiago Mattos Bardal é graduação em Direito pela Universidade de Taubaté-SP. Com Especialização em Direito Público, Centro Universitário Salesiano. Atuação como Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Combate ao Roubo a Banco da SEIC. Atuação como Superintendente da Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico – SENARC. 
Atuação como Superintendente da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC.  Professor Universitário da disciplina Direito Penal e Medicina Legal. 
Possui vários Elogios e Medalhas - Desempenhou importante missão policial de combate ao crime organizado, quando no dia 24 de setembro de 2015 foi retirada de circulação, de forma definitiva, depois de confronto com policiais no município de Lajeado Novo/MA, a quadrilha composta pelos elementos Jonh Lennon da Silva, Diego Saboia dos Santos e Rubens Pinto Leandro, vulgo "ferramenta", cujos elementos agiam com extrema violência, utilizando armamento de grosso calibre e de alto poder de destruição.
Andre Luís Gossain é graduado em Direito pela Universidade de Araraquara-SP, com Pós-Graduação em Direito Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá-RJ. 
Formado pelas Operações Táticas Especiais Grupo TIGRE – Polícia Civil/PR, com Gerenciamento e Negociação de Crises SENASP/ACADEPOL-PC/MA. Instrutor de Tiro Policial SENASP/PM-MA. 
Técnico em Explosivos TESS Explosivos, Varreduras de Bombas e Isolamento de Local SENASP/PF Técnicas Policiais Operacionais Brasil/França GOVERNO DA FRANÇA - POLÍCIA JUDICIÁRIA FRANCESA Tiro Policial em Proteção à Vida/Método GIRALDI SENASP/PMESP Atirador de Precisão Forças Especiais do Exército Brasileiro Resgate de Reféns TESS Operações Contra Terrorismo TESS. 
Instrutor de Tiro Federação de Tiro Prático do Maranhão Curso Internacional Para Chefes de Polícia Gov. dos EUA–Academia Internacional de Polícia Sniper – Habilitação 400 mts Rich Grant – Team 10 Navy Seals/USA Operações Especiais Chefe do Departamento DEIC/MA Superintendente.

 Fonte: Delegados.Com

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

POLÍCIA MILITAR POR MEIO DO 22°BATALHÃO, PRENDE INDIVÍDUO COM APROXIMADAMENTE 1KG DE DROGA



A Polícia Militar por meio do 22°Batalhão, no comando do Major Renato, durante rondas ostensivas pelo bairro do Cumbique, levou à prisão do indivíduo Rafael dos Santos Araújo (22), acusado de tráfico de drogas.

No momento em que a viatura da Pirâmide no comando do capitão Araújo, passava pela Avenida principal do Cumbique, próximo ao colégio Henrique de La Rocque, foi avistado dois indivíduos em uma motocicleta em fundada suspeita, que ao seguir com a busca pessoal foi encontrado dentro de uma mochila que o garupa portava uma quantidade de aproximadamente 1kg de uma substância vegetal aparentando ser maconha. 


Que diante do ilícito foram ambos conduzidos e apresentados à autoridade policial do plantão do Maiobão, onde foi lavrado o flagrante conforme o número BO SIGO supracitado.


MATERIAL APRESENTADO
01 motocicleta cg160 placa PSX6959; 
01 bolsa de tecido; aproximadamente 1kg de maconha.
 
Por:Carla Andrade

sábado, 25 de novembro de 2017

PATRULHA MARIA DA PENHA: AQUI A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO TEM VEZ

Em ação promovida pelo Ministério Público do Maranhão e com o apoio da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, comandada pela coronel Augusta, realizaram na manhã desta sexta-feira (24), a caminhada contra o feminicídio, que teve concentração em frente a biblioteca pública Benedito Leite.

O evento que teve como objetivo alertar as mulheres com relação a violência doméstica, e como identificar e combater esse tipo de agressão que muitas vezes leva a vítima a morte, com o lema: “Agressão não é carinho. Insulto não é elogio. Violência contra a mulher: Não perdoe, DENUNCIE”, ao longo do percurso da caminhada foram distribuídos panfletos informativos que contam como identificar e como denunciar o agressor.
A Promotora de Justiça da Promotoria da Mulher, Selma Martins destacou: “Além de chamar atenção para questão do femicídio, nós também queremos comemorar os 16 dias de ativismo, onde buscamos trabalhar nas escolas temas que prepare a nossa geração do futuro para que não venham a sofrer o que nós sofremos e estamos sofrendo, e que a mulher se fortaleça e denuncie a violência, que rompa esse ciclo de agressões”.

O QUE PODE SER FEITO?

DENUNCIE, a violência contra mulher não é só física, é também moral, psicológica, patrimonial e sexual.
Vale ressaltar que a violência acontece tanto no caso de homem ou mulher que tenha relação de afeto com a vítima, incluindo assim relações homoafetivas.

No comando da Patrulha Maria da Penha, a Coronel Augusta relatou: “A caminhada ajudará a mulher a ter conhecimento das atividades que estão sendo desenvolvidas pelas equipes das redes de proteção, para que elas possam saber como agir diante de uma situação de violência”.

A lei n°11.340/2006, ou lei Maria da Penha, é que retrata a luta pelos direitos das mulheres, direito esse de segurança, saúde, educação, cultura, trabalho, dignidade, e dentre outras, uma que seja talvez a mais importante que é a de viver, viver de acordo com suas vontades e anseios.

A Promotoria do Idoso, representado pelo Promotor Augusto Cutrim, também participou da caminhada onde destacou a importância do papel da mulher na sociedade: “A caminhada é de suma importância para despertar na sociedade que existe uma violência muito silenciosa principalmente nos lares, dos homens contra suas companheiras, esposas e namoradas. E também dizer para toda sociedade que existe lei, e instituições preparadas para combater esse tipo de violência, e dizer que homens e mulheres são iguais perante as leis, e que não será mais aceitável esses tipos de situação discriminatória e agressiva seja ela qual for o sexo, idade, e opção sexual”.
Lembramos que uma agressão não precisa envolver violência física para ser considerada violência então, denuncie.
DISQUE DENÚNCIA
Ligue 180
Capital: 3223-5800
Interior: 0300-3135-800
Casa da Mulher Brasileira / Delegacia da Mulher: Av. Prof. Carlos Cunha, 572, São Luís – MA

Jhanyfer Carvalhos

POLÍCIA CIVIL PRENDE ASSALTANTES DE BANCO E APREENDE ESCOPETAS, PISTOLAS E COLETES BALÍSTICOS

Dando continuidade do combate ao crime contra agências bancárias no estado, fora realizada uma operação pela Polícia Civil- MA, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), nos municípios de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto, culminando na prisão em flagrante delito de 07 integrantes de uma organização criminosa.
 

Após investigações realizadas pela Polícia Civil, descobriu-se que a organização criminosa era especializada em explosões à caixas eletrônicos. A equipe da Seic depois de realizar um monitoramento, surpreendeu os criminosos que estavam planejando executar um ataque criminoso. A quadrilha iria realizar nesta madrugada (23), um ataque, onde planejaram explodir o caixa eletrônico do banco da cidade de Belágua-MA.
 
Na empreitada no sentido de prender os envolvidos o Departamento de Combate ao Roubo à Instituições Financeiras (Decrif), e o Grupo de Resposta Tática (GRT), que integram a Seic, realizaram as prisões no município de Urbano Santos, onde foram presos 04 bandidos e 03 em São Benedito do Rio Preto. Os de Urbano Santos foram presos nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), já os outros presos em São Benedito do Rio Preto, foram presos por volta das dez horas”, ratificou o superintendente.
 
 O Superintendente da Seic, Tiago Bardal, informou que os criminosos foram identificados por: José Valdemir Alves Rodrigues, vulgo “Olho Azul”, 48 anos, em desfavor do qual existe registro policial como autor de crime de roubo e receptação; Cláudio Maciel dos Santos (30), vulgo “Mata Gato”, com antecedentes pelos crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo; Gilvan Da Rocha Soares (28), vulgo “Camarão”, com antecedentes pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas; Flávio Ricardo Pereira Reis (38), com antecedentes pelos crimes de violência doméstica; Valdeilson Moraes Silva (28), vulgo “Mortadela”; Jucelio Marinho Da Silva (28); Cristiane Sousa Dos Santos (27).

 
Armas pesadas tiradas de circulação
 
O superintendente da Seic relatou ainda, que com a quadrilha foi apreendido duas escopetas calibre 12, duas pistolas .40, três coletes balísticos, sendo que dois deles pertencem à PMMA. Foi apreendido ainda, um veículo da marca Hilux.
 
O delegado Luís Jorge que integra a Seic destacou ainda, “A operação bem-sucedida foi realizada pela Seic que procedeu com investigações por vários dias. Durante a prisão dos 07 criminosos, dois ainda se evadiram do local, onde um deles antes de fugir, teria se desfeito de uma arma de fogo, sendo esta apreendida pela polícia. 
 
Os criminosos são integrantes de uma quadrilha ousada, onde realizaram um ataque ao Banco do Bradesco, na Cidade de Santo Amaro-MA. A ação criminosa aconteceu no dia 03.11.2017, onde um dos integrantes, após confronto com a polícia; fora preso e encaminhado para um hospital, mas dias depois, não teria resistido aos ferimentos”, concluí-o.
 
Os criminosos após serem presos foram encaminhados para a Seic, onde foram autuados como incursos nos crimes de organização criminosa, receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, bem como foi dado cumprimento aos mandados de prisão preventiva, expedidos em razão do roubo ao banco praticado na Cidade de Santo Amaro-MA. Após as formalidades legais os conduzidos foram encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem de São Luís onde permanecerão a disposição do Poder Judiciário.
 
Carla Andrade

CARAVANA DO GOVERNO EM CHAPADINHA -MA

SSP presente, com visitas aos Comandos do 16º BPM e 5ª Cia. Ind. do CBM MA. E Delegacia Regional.  Delegado Jaqueson, Ten.Cel.QOPM Glauber.







quarta-feira, 22 de novembro de 2017

“ NÃO HAVERÁ TRÉGUA” AFIRMOU JEFFERSON PORTELA SOBRE O COMBATE À CRIMINALIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS

Na tarde desta quinta-feira (16), o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, coordenou uma coletiva de imprensa que contou com parte da cúpula da pasta de segurança pública. Em pauta foram apresentados os resultados de uma operação integrada entre as forças da segurança pública do estado que culminou na prisão de 16 acusados de ligação com organizações criminosas que atuam em São Luís.
Foram apresentados 4 acusados de assaltarem alunos de uma faculdade particular no bairro do Turú, 4 acusados de envolvimento na morte do cabo da Polícia Militar e de seu enteado, na Maioba e 3 homens envolvidos em homicídios e tentativas de homicídios. Além disso, na segunda feira (13) o Batalhão de Choque conseguiu prender no bairro Ipase de Cima, 5 acusados de integrarem uma facção criminosa.
Durante a coletiva, o secretário foi enfático em dizer que desde a última segunda-feira (13), homens da Polícia Civil e Militar estão desenvolvendo ações no intuito de inibir possíveis atos de facções na capital, e que essas ações serão deflagradas de formas interruptas até a próxima segunda-feira (20).
O gestor da pasta de segurança ainda disse que todo o trabalho policial está sendo orientado por meio de um mapeamento que visa tirar de circulação latrocidas, homicidas e demais criminosos. Ele afirmou que “ não haverá trégua” nos próximos 4 dias de operações policiais, “ esses criminosos terão que recuar diante da força do estado. Aqui no Maranhão, nós não vamos exportar facções de outros estados, aqui elas terão que recuar” frisou Portela.
Ainda na coletiva, o secretário fez duras críticas a justiça brasileira, “ a lei brasileira beneficia o crime” se referindo ao ato de absorver criminosos, e que foi por esse motivo, a razão de uma reunião na cidade do Rio de Janeiro com o presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia, com o ministro do supremo tribunal federal, Alexandre de Moraes e mais 13 secretários de segurança do Brasil.
No encontro foram apresentados pelos gestores da pasta da segurança pública ,12 propostas na área de legislação orçamento e estruturação institucional, entre as propostas estão os sinais de comunicação móvel de telefonia dentro dos presídios, a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública e a criação do Sistema Único de Segurança Pública.
Ainda estiveram presentes coletiva, Comandante Geral da Polícia Militar, Frederico Pereira, o Subcomandante da PM, Jorge Luongo, o Delegado Geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz, o Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC) Armando Pacheco e o Delegado George Silveira, da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).
   Por Anselmo Oliveira 

BOPE NAS RUAS

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) criado no mês de agosto de 2017, comandado pelo Tenente Coronel Sodré, é uma força de intervenção da Polícia Militar do Estado do Maranhão, responsável por atuar em situações críticas, sendo a reserva tática de pronto emprego da Corporação. Seu efetivo é voluntário, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico e desde o último dia (12), estão nas ruas, fazendo rondas em áreas predestinadas pelo comandante, dando apoio às rondas diárias, realizando abordagens a veículos e pessoas suspeitas, localizando armas, drogas, suspeitos de integrar facções além de levar mais segurança para a população maranhense.
Com o objetivo de levar a comunidade mais autoconfiança, todas as unidades estão nas ruas. Tem viaturas da COE rodando no período da manhã e tarde, viatura do CATE e do COSAR no período noturno (19h00 às 6h00), todos os dias nas áreas que são pré-definidas e pré-determinadas. A escolha da localidade é de acordo com a demanda de ocorrências. Também foram enviadas viaturas do Batalhão para o interior do Estado a fim de realizar patrulhas e rondas por toda a área onde se tem o maior índice de ocorrências; viaturas do CHOQUE, da ROTAM, do CATE, do COSAR e da COE, já estão à disposição.
O BOPE é subdividido em unidades especializadas para combater os crimes de mais alta complexidade são elas: a Companhia de Operações Especiais (COE), o Comando de Ações Táticas Especiais (CATE), o Comando de Sobrevivência em Área Rural (COSAR) e a Ronda Ostensiva Tática Móvel (ROTAM). Cada uma foi criada para finalidades específicas e que se complementam. É por meio dessas unidades que cada tipo de operação é direcionada ao seu respectivo grupo.
A COE faz patrulhamento em área de alto risco; um bairro, por exemplo, que tem um alto índice de criminalidade seria missão para eles se deslocarem até o local e realizarem operações especiais  naquela região; o CATE é responsável pelas ocorrências não rotineiras, ou seja, àquela em que uma viatura de área não tem condições de resolver por si só, como as ocorrências que envolvem resgate de refém; ocorrências com explosivos, com salvamento em altura, negociação, atirador de elite, nessas situações eles agem com toda a sua eficiência e agilidade sempre buscando os melhores resultados; o COSAR opera principalmente no interior do estado, realizando serviços tanto preventivos como repressivo, referente a assalto a banco ou ocorrências que envolvem quaisquer tipos de instituições bancárias e a ROTAM,  que além do patrulhamento das grandes avenidas, realiza incursões dentro dos bairros.
“A força e a Mística das tropas especiais vem da audácia e ousadia do homem em transformar o impossível numa forma real de ação” afirma, Nasser Jadão Segundo, 1° Ten QOPM Cmt do CATE.
Carla Andrade